A Samsung Electronics revelou o Samsung Health Stack 1.0, uma solução inovadora para facilitar o acesso a biomarcadores na investigação digital em cuidados de saúde.
Desenvolvido pelos centros de pesquisa e desenvolvimento da Samsung na Coreia do Sul e nos Estados Unidos, o projeto é de código aberto e promete melhorar o processo de criação de aplicações, servidores e ferramentas analíticas para dispositivos wearables.
Um salto significativo na investigação digital na saúde
Graças aos avanço e inovações dos smartphones e wearables, é possível revolucionar a investigação na área da saúde e o desenvolvimento de biomarcadores baseados em dados. No entanto, a utilização destes dispositivos na investigação exige frequentemente métricas, aplicações ou serviços específicos, o que pode ser um obstáculo para os investigadores médicos.
O Samsung Health Stack foi desenvolvido para ajudar a superar esses desafios, incluindo uma app SDK, um portal web e um sistema backend que simplifica o desenvolvimento e permite aos investigadores concentrarem-se na sua pesquisa.
Benefícios do Samsung Health Stack 1.0
- Facilita e agiliza a recolha de dados de saúde de forma digital;
- Reduz as barreiras entre médicos investigadores e especialistas em tecnologia;
- Promove o desenvolvimento de serviços de saúde digitais e melhora a qualidade de vida das pessoas;
- Permite aos investigadores simplificar o processo de recolha de dados e introduzir apenas informação relevante no portal.
A versão 1.0 do Samsung Health Stack, que será lançada em junho, apresenta várias melhorias em relação à versão alfa, incluindo:
- Melhor gestão dos participantes;
- Aumento da frequência e tipologia da recolha de dados via dispositivo wearable;
- Novas funções de inquérito;
- Melhorias na segurança e estabilidade para uma maior fiabilidade na investigação real dos cuidados de saúde.
Embora ainda esteja em fase piloto, várias empresas ligadas à área da saúde estão a considerar a utilização do Samsung Health Stack, como as startups SALTED e All Round Doctors, que estão a recolher dados para fins de investigação e consideraram a utilização desses dados para desenvolver serviços de saúde.
Com o Samsung Health Stack 1.0, a Samsung espera contribuir para a inovação na indústria da saúde digital e melhorar a qualidade de vida das pessoas em todo o mundo.
Outros artigos interessantes: