Rayyana Barnawi fez história ao voar para o espaço a bordo do foguetão Falcon 9 da SpaceX. Tornou-se a primeira mulher muçulmana astronauta.
Investigadora biomédica de 33 anos, será a responsável pelas experiências da missão a bordo da Estação Espacial Internacional. Ao partir para o espaço a bordo do foguetão Falcon 9 da SpaceX, Barnawi fez história ao tornar-se a primeira mulher muçulmana astronauta.
No entanto, não foi a primeira mulher muçulmana no espaço. A iraniana-americana Anousheh Ansari foi a primeira mulher muçulmana no espaço quando voou para a Estação Espacial Internacional como turista espacial em 2006.
Rayyana Barnawi é também a 600ª pessoa a ir ao espaço. Desde que Iuri Gagarine fez as primeiras órbitas em torno da terra, a 12 de abril de 1961, já seiscentos seres humanos foram ao espaço. A maioria como astronautas ou cosmonautas, mas ultimamente alguns também como turistas.
“Como a 600ª pessoa a entrar em órbita ao redor da Terra, estou animada por representar o Reino da Arábia Saudita e a Comissão Espacial Saudita durante esta missão histórica. É uma verdadeira honra fazer parte de uma missão que está expandindo o acesso à órbita baixa da Terra para pessoas como eu e você e poder inspirar pessoas ao redor do mundo a alcançar as estrelas e perseguir seus sonhos”, afirmou Rayyana Barnawi.
Neste voo, Barnawi está acompanhada pelo também saudita Ali Al-Qarni, piloto de caça na Arábia Saudita. Tentando afastar-se da sua imagem conservadora, o Reino da Arábia Saudita pagou para enviar os dois astronautas a bordo da nave da Space X para uma missão de 10 dias à Estação Espacial Internacional.
Quem é Rayyana Barnawi?
Rayyana Barnawi é uma investigadora biomédica de 33 anos que fará parte da próxima missão espacial da Arábia Saudita. Barnawi completou a sua licenciatura em Ciências Biomédicas (ReGD) na Universidade de Otago, Nova Zelândia. Fez o seu mestrado em Ciências Biomédicas na Universidade Alfaisal de Riade. Barnawi tem mais de nove anos de experiência na investigação de células estaminais cancerígenas.
O que é o programa espacial da Arábia Saudita?
A próxima missão é uma colaboração entre o Programa de Voos Espaciais Humanos da Arábia Saudita e a empresa privada de voos espaciais Axiom, sediada nos EUA.
O Programa de Voos Espaciais Humanos da Arábia Saudita foi criado no âmbito da Comissão Espacial Saudita (SSC) como parte da Visão 2030 do Príncipe Herdeiro da Arábia Saudita, Mohammed bin Salman Al Saud, que procura diversificar o país, afastando-o da sua economia de combustíveis fósseis.
O país também está a treinar mais dois astronautas, Mariam Fardous, outra mulher, e Ali Al-Gamdi, como parte do seu programa de voos espaciais humanos.
Outros artigos interessantes:
Samsung Galaxy S23 Ultra review: o melhor Android de 2023
Instagram: Apagão custa pequena fortuna
Bill Gates diz que IA vai eliminar motores de busca e lojas online