A chamada “psicologia do trading” aborda o aspeto emocional do processo de tomada de decisão de um trader, ou seja, alguém que transaciona ativos. Todos os traders, até certo ponto, tem “gatilhos emocionais”: as duas principais emoções que os afetam são o medo e a ganância e ambas podem levar a más decisões, como apostar tudo num só ativo ou vender de forma rápida e irracional por medo (“panic-selling”).
Mesmo que um trader tenha uma excelente compreensão sobre as análises fundamentalista e técnica, uma mente fraca ou ansiosa, facilmente influenciada pelas emoções, pode ser altamente prejudicial ao seu portfólio – especialmente num ambiente de trading volátil, como é o caso das criptomoedas.
Já num artigo anterior demos dicas para trading de criptomoedas; neste artigo da Binance Academy, vamos analisar melhor o fenómeno da psicologia do trading.
A psicologia do trading
A psicologia do trading refere-se aos fatores psicológicos que influenciam a forma como as pessoas negociam em mercados como o de criptomoedas ou de ações. Baseia-se na ideia de que as emoções podem impactar significativamente o processo de tomada de decisão.
Por exemplo, a ganância pode levar um trader a tomar uma decisão de alto risco, como comprar uma criptomoeda no seu pico devido ao rápido aumento do preço. Por outro lado, o seu medo pode fazê-lo sair prematuramente de uma posição do mercado.
O chamado FOMO é um sentimento particularmente prevalente quando um ativo apresenta uma valorização significativa num período relativamente curto. Esse sentimento tem o potencial de fazer com que uma pessoa tome decisões de mercado com base na emoção, e não na lógica e na razão.
Todos os traders são afetados por emoções. É claro que, para a maioria das pessoas, perder dinheiro é algo doloroso, enquanto ganhar dinheiro proporciona um sentimento de alegria.
A importância de entender a nossa mente
No trading, medo e ganância são as duas emoções primárias. O medo pode levar um trader a evitar todos os riscos e possivelmente perder uma boa oportunidade. Por outro lado, a ganância pode resultar em riscos excessivos na tentativa de maximizar os lucros, como a decisão de comprar um ativo no seu pico porque o preço está a subir rapidamente.
Os traders experientes conseguem encontrar um equilíbrio entre medo e ganância. O medo protege-os de assumir riscos desnecessários, enquanto a ganância motiva-os a capitalizar as oportunidades. Mas qualquer uma dessas emoções em excesso resultará em decisões irracionais.
Aprender a comprar e vender com a mentalidade correta é tão importante como realizar análises fundamentais ou saber interpretar um gráfico. Ao compreender e controlar as emoções, os traders podem tomar decisões bem informadas e minimizar as perdas.
Obviamente, tomar decisões sem a influência de emoções é uma tarefa muito difícil, e os traders lidam com uma variedade de desafios diários que podem provocar uma resposta emocional. Vejamos alguns exemplos:
- Expetativas irreais: o trading não é um esquema de enriquecimento rápido. Pessoas que negociam com essa mentalidade, provavelmente terão grandes deceções. Como qualquer outra competência, o trading requer anos de prática e disciplina.
- Perdas: mesmo os melhores traders têm dias sombrios. Traders menos experientes têm mais dificuldade de compreender o motivo das suas perdas. Muitas vezes, isso leva a fracassos ainda maiores na tentativa de “superar” o mercado.
- Ganhos: embora ganhar seja bom, a desvantagem é que alguns traders sentem um excesso de confiança ou uma sensação de invencibilidade. Isso pode levar a decisões mais arriscadas e resultar em perdas significativas.
- Sentimento do mercado e redes sociais: traders iniciantes são facilmente influenciados pelo que as pessoas dizem na Internet. Sentimentos negativos nas redes sociais podem gerar medo e resultar num grande volume de vendas (fenómeno conhecido como panic selling ou “vendas em pânico”). É igualmente imprudente seguir cegamente o conselho de um influenciador em relação à compra de um token específico – especialmente se o influenciador for patrocinado pelo projeto do token e pago para promovê-lo.
Como usar a psicologia do trading a nosso favor
Pensar a longo prazo
Estabeleça metas alcançáveis. Um plano realista do que deseja alcançar ajuda a evitar transações ou emoções em excesso devido a expectativas irreais. Isso também ajuda a manter o foco no seu objetivo de longo prazo e dar menos importância a ganhos ou perdas no curto prazo.
Faça pausas
Pausas regulares podem fornecer uma perspetiva melhor e mais clara sobre a situação. Se conseguir uma boa sequência de transações positivas, faça uma pausa. Evite o excesso de transações e não se deixe levar pela emoção. Alguns traders sacrificam noites de sono para acompanhar o mercado. Isso pode causar stress e esgotamento e, consequentemente, fazer com tomemos más decisões. As pausas são benéficas não só para o seu portefólio, mas também para a sua saúde, física e mental.
Aprenda com os erros
Todos cometem erros ao fazer transações. Em vez de sentir raiva de si mesmo, ou pior, tentar recuperar suas perdas investindo ainda mais, volte e analise o que correu mal. Implemente novas estratégias com base no que aprendeu com erros anteriores e ficará cada vez mais preparado.
Defina regras
Crie um plano de trading detalhado e siga-o. O seu plano deve definir como vai abordar diferentes situações e ajudará a manter as suas reações sob controlo durante momentos de stress. Alguns exemplos incluem o uso de regras “stop-loss” e “take-profit”, que limitam o quanto podemos ganhar ou perder num dia, e uma estratégia de gestão de risco com a qual nos sintamos confortáveis.
Com um plano claro em mente, saberemos exatamente quais as etapas que precisam de ser tomadas sem permitir que uma resposta emocional atrapalhe as decisões. Desta forma, evita desviar-se do plano inicial que definiu para si mesmo antes de entrar em uma posição.
A psicologia do trading é diferente no setor cripto?
A psicologia do trading é válida para qualquer classe de ativos, incluindo criptomoedas. Nesse contexto, os seres humanos são relativamente semelhantes, principalmente em relação ao dinheiro – afinal, a maioria das pessoas não gosta de perder dinheiro! Outro exemplo: praticamente todos os traders ficam entusiasmados quando estão numa sequência positiva de trades, independentemente da moeda. No entanto, existem alguns desafios psicológicos mais específicos que os traders de criptomoedas enfrentam.
Ao contrário do mercado de ações, que fecha no fim de semana, o mercado de criptomoedas está aberto 24 horas por dia, 7 dias por semana. Isto significa que os traders de criptomoedas sempre têm acesso às ferramentas de trading, aos seus ativos e, mais importante, às oportunidades potenciais.
O acesso 24 horas por dia, 7 dias por semana, pode custar caro para um trader mais propenso a tomar decisões de trading sob influência das emoções. O mercado cripto é altamente volátil. Em certas ocasiões, os preços duplicam e logo voltam ao ponto inicial – e tudo num só dia. Essas oscilações drásticas exigem disciplina e agilidade dos traders em relação às suas decisões.
Por exemplo, traders profissionais não fazem grandes investimentos num ativo em ascensão simplesmente porque… todos estão a falar disso. E também não arriscam o seu capital num determinado mercado só porque ele fechou o dia com uma alta significativa.
Considerações finais
Quando se trata de trading de criptomoedas, as emoções são uma das armadilhas mais comuns. Aprender a controlar as suas emoções compreendendo a sua mentalidade e os gatilhos emocionais é uma capacidade inestimável que o protegerá de perseguir ganhos irracionais ou apertar o botão de pânico e liquidar seu portfólio.
Afinal, tornar-se um bom trader requer anos de aprendizagem e prática consistentes. Não existe um atalho ou forma fácil de ficar rico com trading. Siga uma estratégia adequada à sua situação financeira, continue a praticar e não deixe que o medo ou a ganância o façam tomar decisões que não tomaria normalmente.