O Windows 11 tem vindo a causar dores de cabeça a alguns utilizadores com placas gráficas AMD, devido a uma ação inesperada que consiste na instalação de um controlador desatualizado para as GPUs da Team Red.
O que se está a passar é que a atualização do Windows avança com uma ‘atualização’ automática do controlador que, na verdade, instala um controlador gráfico mais antigo.
Utilizadores insatisfeitos manifestam-se nas redes sociais
O Windows Latest relatou que recebeu informações de leitores e através dos seus fóruns sobre o problema, havendo ainda uma publicação no Reddit onde utilizadores afetados do Windows 11 estão a dar voz à sua insatisfação.
Os que se deparam com o problema recebem uma mensagem de erro do software Adrenalin da AMD que diz: “A Atualização do Windows pode ter substituído automaticamente o teu controlador de gráficos AMD. Portanto, a versão do software AMD que lançaste não é compatível com o teu controlador de gráficos AMD atualmente instalado.”
Por outras palavras, o Windows 11 instalou um controlador da Plataforma Universal do Windows (UWP), mas trata-se de uma versão antiga e incompatível com a suite Adrenalin da AMD.
A boa notícia é que existe uma solução simples para este problema, que passaremos a descrever.
A correção do problema e um passo extra importante
A solução, felizmente, é relativamente simples. Primeiramente, precisas de fazer o download do mais recente controlador Adrenalin da AMD — depois desinstalar o controlador atual e reinstalar o novo controlador da AMD. (Algumas pessoas também aconselham a desconectar-se da internet enquanto desinstalas e reinstalas o controlador gráfico desta forma).
O próximo passo, muito importante, é desativar as atualizações automáticas do controlador gráfico do Windows Update, para evitar que isto volte a acontecer. Para isso, na caixa de pesquisa (barra de tarefas), escreve ‘Configurações de instalação de dispositivo’ e clica nisso quando aparecer no painel acima.
Serás confrontado com uma pergunta a perguntar se queres usar downloads automáticos para aplicações de fabricantes de hardware, à qual deves responder ‘não’ (apesar de dizer que o teu dispositivo pode não funcionar como esperado — não te preocupes com isso).
Depois clica em ‘Guardar Alterações’ e a atualização automática do controlador gráfico não ocorrerá mais. (Se não fizeres isto, poderás descobrir que o Windows 11 muda o controlador novamente, mesmo após o teres revertido — e assim sucessivamente, até a Microsoft resolver o problema.)
Porque está isto a acontecer?
Boa pergunta, é um pouco estranho. Há claramente um erro em algum lugar na Microsoft, ou talvez algo tenha corrido mal com o controlador fornecido pela AMD. Espera-se que a situação seja corrigida em breve, mas pelo menos podes resolver
Outros artigos interessantes: