O WinRAR tornou-se ao longo dos anos uma das aplicações mais populares em computadores Windows, sendo utilizada por largos milhões de utilizadores para gerir ficheiros comprimidos. De acordo com os seus criadores, o WinRAR conta com mais de 500 milhões de utilizadores em todo o mundo.
Ao contrário do que a maioria dos utilizadores pensa, o WinRAR não é grátis. Após 40 dias de utilização os utilizadores são presenteados com uma janela que lhes pede para comprar uma licença (29,95 euros) e ainda a opção de suporte adicional (4,49 euros). No entanto, basta fechar a janela para continuar a utilizar o software normalmente.
Agora, tudo indica que o WinRAR poderá ter os dias contados.
WinRAR poderá estar em vias de extinção
Recentemente foi revelada uma nova funcionalidade para o Windows 11, que apesar de ter sido muito bem recebida pelos utilizadores, poderá ter um impacto muito negativo no WinRAR e outros softwares semelhantes.
Essencialmente, o Windows 11 passa a ser compatível com ficheiros RAR, sendo possível abrir os seus conteúdos, e extraí-los para o computador.
Com o suporte nativo para os ficheiros que justificavam a existência do WinRAR, já são muitos os rumores que colocam o fim da empresa para muito breve. No entanto, representantes do WinRAR demonstraram algum otimismo em declarações ao site Neowin, ainda que não tenham sido capazes de identificar os pontos positivos destas novidades.
Ainda será preciso esperar para ver exatamente como é que a Microsoft irá proceder com a implementação da nova funcionalidade. Não sabemos ainda se o Windows 11 será apenas capaz de lidar com os ficheiros RAR, ou se irá também permitir a sua criação.
Outros artigos interessantes: