Bobi é o cão mais velho de sempre, vive em Leiria e comemorou agora os seus 31 anos com uma festa de arromba a que não faltaram convidados estrangeiros.
Vieram veterinários de outros países para a festa de anos de Bobi, o cão que é o mais velho de sempre da sua espécie, de acordo com o Guiness Book of Records.
O rafeiro alentejano vive desde sempre na mesma casa, em Conqueiros, Leiria. O seu dono, Leonel Costa, considera que para a longevidade de Bobi contribui o “ambiente calmo e pacífico, longe das cidades” onde o seu cão sempre viveu.
Tem agora 31 anos e é o cão mais velho de sempre, batendo um recorde com perto de 80 anos. O anterior registado foi Bluey, um cão pastor australiano que morreu em 1939, aos 29 anos e cinco meses.
Bobi nunca foi preso ou sequer usou uma trela, tendo sempre andado à solta pelos campos de Conqueiros. Agora, com a idade, já não se aventura. Apesar de estar bem de saúde, tem dificuldade em andar e fica-se pelo pátio da casa dos Costa, onde nasceu.
Cão mais velho do mundo sobreviveu ao nascimento por sorte
Leonel Costa lembra que Bobi esteve para não sobreviver ao nascimento. O seu pai era caçador e tinha muitos cães. Quando a ninhada de Bobi nasceu, o pai de Leonel – como era hábito na altura – enterrou-a porque não queria mais cães. Mas a mãe de Bobi continuou a ir ao anexo onde tinha parido a ninhada, um comportamento que não era normal.
Leonel e os irmãos seguiram Gira, a cadela, e descobriram Bobi escondido entre a lenha e esperaram até que tivesse os olhos abertos para contar ao pai que um dos cachorros tinha sobrevivido.
“Sabíamos que quando o cão abrisse os olhos, os meus pais já não o iriam enterrar”, explica Leonel. “Era do conhecimento popular que esse ato não podia ou devia ser feito.” Assim, combinaram nada dizer e quando os pais descobriram Bobi, o cachorro já tinha aberto os olhos.
“Confesso que quando eles descobriram que nós já sabíamos, gritaram muito e castigaram-nos, mas valeu a pena e por uma boa razão!”, garante Leonel Costa.
Bobi sobreviveu e tem uma longa vida. Tão longa como nenhum outro cão teve.
Em 1992, o Bobi foi registado no Serviço Médico-Veterinário do Município de Leiria, que confirmou a data de nascimento do Bobi.
A idade do Bobi foi também verificada pelo SIAC, uma base de dados de animais de companhia autorizada pelo governo português e gerida pelo SNMV (Sindicato Nacional dos Médicos Veterinários).
Vieram veterinários de vários pontos do globo para a sua festa de anos.
Outros artigos interessantes: