Já alguma vez perdeste um dispositivo que não estava ligado à internet ou que não tinha capacidades de localização, como uns auscultadores, por exemplo? A Google está a melhorar o seu serviço Find My Device para que possas localizar ainda mais dispositivos.
Ainda este verão, a Google vai lançar uma nova versão do serviço Find My Device que vai permitir localizar dispositivos mesmo que estes estejam offline. A rede Find My Device vai começar a usar os milhares de milhões de dispositivos Android existentes em todo o mundo através da proximidade Bluetooth e, em seguida, irá indicar a sua localização.
De acordo com a Google, estes dados de localização são obtidos a partir de uma fonte partilhada, mas estão totalmente encriptados. Isto significa que nem a própria Google consegue ver a tua localização. Estas informações são exclusivamente para ti, mesmo que tenha sido usado um dispositivo para encontrar o teu item perdido. Parece estranho, mas é uma tecnologia bastante interessante.
Obviamente, os telemóveis farão parte desta nova rede Find My Device, mas a lista de dispositivos vai expandir-se para incluir os Pixel Buds da Google, auscultadores da Sony e da JBL, e localizadores Bluetooth (de marcas como a Tile, Chipolo e Pebblebee).
Alertas para localizadores no Android
Como nota adicional, provavelmente lembras-te de que, há uma semana, a Google e a Apple anunciaram uma parceria para ajudar todos a receberem alertas de localizadores Bluetooth indesejados. Na conferência I/O, a Google mostrou como serão esses alertas no Android. A empresa planeia lançar estes alertas ainda este verão.
Em suma, a Google está a trabalhar para melhorar a forma como localizas os teus dispositivos perdidos. Quer estejam ligados à internet ou não, o serviço Find My Device vai ajudar-te a encontrá-los.
Outros artigos interessantes: