A Samsung Electronics anunciou que o seu serviço de Notificação de Ritmo Cardíaco Irregular (IHRN), integrado na aplicação Samsung Health Monitor, recebeu autorização oficial da agência norte-americana FDA (Food and Drug Administration).
Esta nova funcionalidade, que se junta à já existente de eletrocardiograma (ECG), permitirá aos utilizadores monitorizar mais eficazmente possíveis ritmos cardíacos sugestivos de fibrilhação arterial (AFib).
Hon Pak, Vice-Presidente e Responsável pela Equipa de Saúde Digital da Unidade de Negócios de MX na Samsung Electronics, expressou o seu entusiasmo ao afirmar: “É com grande alegria que anunciamos a aprovação da FDA para a Notificação de Ritmo Cardíaco Irregular. Esta funcionalidade, desenhada para auxiliar milhões de pessoas em todo o mundo que possam estar desconhecendo um potencial risco cardíaco, é mais um exemplo de como a Samsung prioriza soluções de segurança proativas, permitindo aos seus utilizadores uma compreensão mais clara e completa da sua saúde cardiovascular.”
Vale lembrar que, recentemente, a Samsung revelou outra solução inovadora, o Samsung Health Stack 1.0, para facilitar o acesso a biomarcadores na investigação digital em cuidados de saúde
Combate às Doenças Cardiovasculares com a Tecnologia
As doenças cardiovasculares continuam a ser uma das principais causas de morte a nível global, e a fibrilhação auricular, um tipo de arritmia, é frequentemente vista como um indicador de problemas cardíacos graves. Muitos casos de fibrilhação auricular são assintomáticos, o que deixa as pessoas desinformadas sobre o seu verdadeiro risco.
Neste contexto, o Galaxy Watch apresenta ferramentas para auxiliar os utilizadores a compreenderem melhor a saúde do seu coração. Usando o sensor Samsung BioActive, é possível registar ECG e detectar frequências cardíacas anormalmente altas ou baixas. Com a nova funcionalidade IHRN, os utilizadores do Galaxy Watch poderão monitorizar outro parâmetro essencial da sua saúde.
Uma Função que Salva Vidas ao Pulso
A funcionalidade IHRN, ativada na aplicação Samsung Health Monitor, analisa os batimentos cardíacos durante um período de leitura constante. Esta análise é realizada em segundo plano pelo sensor BioActive do Galaxy Watch. Se forem detetadas várias medições consecutivas irregulares, o Galaxy Watch alertará o utilizador para uma possível atividade de fibrilhação auricular, sugerindo que seja realizado um ECG manual para uma medição mais precisa.
Por enquanto, a Notificação de Ritmo Cardíaco Irregular estará apenas disponível nos mercados da Coreia do Sul e América do Norte, como parte integrante do recentemente anunciado One UI 5 Watch. A previsão é que esta funcionalidade chegue em primeiro lugar aos próximos dispositivos Galaxy Watch no final deste ano, e posteriormente às edições anteriores.
Outros artigos interessantes: