A mais recente atualização da Microsoft parece ter complicado a vida de quem deseja utilizar o Google Chrome como navegador padrão no Windows. Após a atualização, um incómodo erro foi introduzido, sendo resolvido apenas ao voltar a definir o Microsoft Edge como navegador padrão. Curioso, não é?
Atualização de abril e as suas implicações
A atualização de abril do Windows, KB5025221, tem causado alguns problemas para utilizadores empresariais, segundo o Gizmodo. Desde julho de 2022, o Google Chrome dispunha de uma funcionalidade que permitia mudar o navegador padrão com um simples clique num botão no topo da janela ou nas definições do navegador.
No entanto, após a atualização de abril de 2023 do Windows, os clientes empresariais têm enfrentado dificuldades. A página de Definições de Aplicativo Padrão do Windows abre-se sempre que o Chrome é iniciado, obrigando o utilizador a fechar a página de definições. Um utilizador frustrado relatou no fórum de suporte da Microsoft que tentou várias soluções sem sucesso e que o problema afetava todos os 600 sistemas com a atualização.
Outro utilizador no subreddit r/sysadmin descobriu que clicar num atalho de link era suficiente para desencadear o problema. Curiosamente, notou também que o problema não ocorria ao mudar o navegador padrão para o Edge.
Não são apenas utilizadores empresariais
Embora os utilizadores empresariais pareçam ser os mais afetados por este erro, eles não são os únicos. As versões para consumidores do Windows 10 e Windows 11 também foram impactadas pela atualização de abril, mas os efeitos são mais incómodos do que propriamente frustrantes.
Para os utilizadores comuns, a atualização parece ter desativado a capacidade do Google Chrome de definir o navegador padrão através do próprio navegador. Ao tentar fazer a alteração nas definições do Chrome, a página de Definições de Aplicativo Padrão é aberta, mas nada muda. Será necessário selecionar o Chrome na lista de aplicações e clicar no botão “Definir como padrão”.
Após definir o Google Chrome como navegador padrão, ao tentar fazer o mesmo no menu de Definições do Microsoft Edge, clicar no botão “Definir como padrão” realmente redefine o navegador padrão para o Edge.
Outros artigos interessantes: