A Microsoft e a Google são as maiores concorrentes no campo da inteligência artificial (IA). Com a aplicação da IA aos motores de busca, a Microsoft tem mostrado que pode pôr fim ao domínio da Google com o Bing e o ChatGPT-4. Estamos num momento histórico em que o Google pode perder o seu trono como o motor de busca mais usado do mundo, graças à utilidade de ter uma IA integrada no Bing.
Aqui estão algumas das novidades que estão a chegar ao Bing nos próximos meses ou que já estão disponíveis.
Inovações surpreendentes a caminho do Microsoft Bing
O Bing lançou recentemente um vídeo mostrando todas as novidades que estão a chegar ao motor de busca com IA integrada. Estas melhorias estão a torná-lo num dos melhores motores de busca do mercado. Algumas das novidades incluem:
- Bing sempre ativo na barra lateral
- Histórico de chat e exportações
- Envio de imagens
- Respostas com imagens
- Plugins para Bing com ChatGPT
- Fusão do Bing Create com o Bing
Bing sempre disponível e mais produtivo
Uma das melhorias mais interessantes é a possibilidade de ter o Bing sempre ativo na barra lateral. Assim, mesmo navegando, poderás continuar a fazer-lhe perguntas. Isto é ótimo para aumentar a tua produtividade e conseguir estar atento a diferentes aspetos do teu trabalho ou projetos pessoais sem ter várias abas abertas.
Histórico de chat e exportações facilitadas
Poderás consultar facilmente os teus chats antigos com o Bing para trabalhar com ele da melhor forma possível. Poderás até retomar temas do passado sem qualquer problema quando necessário. Além disso, poderás exportar os teus dados para Word ou PDF sem dificuldades.
Bing agora responde com imagens
Até agora, o Bing respondia sempre com texto. Embora isso seja essencial para um chatbot, em algumas perguntas, poderia ser insuficiente, pois talvez precisássemos de uma resposta mais visual. A empresa percebeu isso e agora o Bing também responde com imagens do seu próprio banco de imagens. Isso ajudará a ter uma ideia melhor sobre o que está a ser discutido, por exemplo, ao planear uma visita a um local.
Envia imagens para o Bing
Desde que testámos o GPT-4, uma das características mais interessantes é que as IA podem compreender as imagens que lhes enviamos. Isso foi agora implementado no Bing, permitindo-nos enviar uma imagem e ter a certeza de que o nosso assistente a compreende. Esta função torna-se fundamental ao tornar-se muito mais visual.
Plugins para personalizar ainda mais a experiência
Esta é, sem dúvida, a melhor de todas as novidades que estão a chegar. A possibilidade de instalar plugins na tua IA para melhorá-la ainda mais.
A Microsoft anunciou que os utilizadores que acharem a sua IA limitada poderão instalar plugins criados por programadores. Por exemplo, uma integração com o OpenTable para fazer reservas em restaurantes sem problemas, tornando-se numa opção realmente interessante e a ter em conta. As possibilidades de extensão dependerão da imaginação dos programadores, o que provavelmente levará ainda mais longe.
Melhoria futura: a fusão do Bing Create com o Bing
A Microsoft ainda não se pronunciou sobre o assunto, mas parece ser uma das ideias que podem dar certo. Pedir à IA para nos desenhar algo diretamente a partir do motor de busca, sem a necessidade de recorrer ao Bing Create, pode ser uma oportunidade para poupar bastante tempo.
No entanto, isso exigiria a integração do DALL-E e do ChatGPT, e ainda não se sabe até que ponto isso seria possível.
Outros artigos interessantes: