Há vários anos, o Android Auto tem sido uma opção competente, embora imperfeita, para os condutores traçarem as suas rotas e ouvirem a sua música favorita. No entanto, alguns carros mais recentes estão a substituir essa funcionalidade pelo Android Automotive, um sistema operativo dedicado para automóveis.
Embora este SO exista desde 2017, tem sido lento a adaptar-se à estética da Google, mas isso pode mudar em breve com a chegada dos temas Material You ao Android Automotive — com um senão.
Google e fabricantes de automóveis decidem o design
A Google pretende levar a sua linguagem de design atualizada para o Android Auto, mas os esquemas de cores para cada carro podem depender da decisão do fabricante, em vez de serem extraídos do teu papel de parede através de um algoritmo.
Segundo o especialista em Android Mishaal Rahman, os fabricantes poderão usar tokens de design para implementar a estética Material You no Android Auto. Enquanto os tokens de design para dispositivos móveis são determinados por um processo algorítmico, os fabricantes poderão personalizar totalmente o aspeto das suas interfaces, mantendo o tema geral Material You.
Adoção do Material You pelos fabricantes
A implementação do design Material You ainda está em desenvolvimento, mas será interessante ver como os fabricantes de automóveis adaptam a linguagem de design da Google. Algumas marcas de veículos têm a reputação de usar interfaces mais desatualizadas do que outras, o que nos deixa céticos em relação às suas futuras escolhas.
O Android Auto está a ganhar popularidade a cada ano, mas a BMW não usará as aplicações da Google quando adicionar o SO aos seus carros no próximo ano. Em vez disso, concentrar-se-á no desenvolvimento de software internamente, em vez de depender da Google. Por outro lado, a Honda incluirá o “Google integrado” em todos os modelos Accord, o que significa que a maioria das aplicações desenvolvidas pela Google estará incluída no veículo.
Embora o Android Auto seja interessante, ainda não está amplamente disponível. Se estás indeciso entre comprar um carro mais antigo com Android Auto ou um mais recente com Android Auto, explicamos quais são as principais diferenças entre ambos.
Outros artigos interessantes: