O passe mensal para todos os transportes a nível nacional entrou em vigor na Hungria e é válido também para turistas.
A Hungria oferece aos seus cidadãos e turistas a oportunidade de desfrutar de uma ampla rede de transporte público por meio do Passe de Viagem Nacional. O passe custa 49 euros e permite viajar durante 30 dias.
Com este passe, é possível utilizar todas as linhas de autocarros e comboios operadas pelas empresas ferroviárias MÁV-START, MÁV-HÉV e GYSEV, bem como os serviços da empresa de autocarros Volánbusz. A exceção são os serviços municipais, exigindo a compra de um bilhete extra ou de um passe de viagem específico para apanhar um autocarro em Budapeste, por exemplo. No entanto, estes passes podem ser utilizados para autocarros ou comboios intermunicipais que chegam à capital húngara.
Além disso, a Hungria também introduziu o Passe de Viagem por Condado, que permite o uso dos serviços de autocarros e comboios em um dos 19 condados do país. Esse passe tem um custo ligeiramente inferior, cerca de €25, e oferece um desconto de 90% para estudantes. Caso a viagem ultrapasse as fronteiras de um condado, será necessário adquirir dois passes, tornando o Passe de Viagem Nacional uma opção mais econômica.
Uma boa oportunidade para viajantes
Para quem está interessado em explorar a Hungria como turista, é possível adquirir os passes de transporte público. Cidadãos estrangeiros têm a oportunidade de adquirir tanto o passe municipal como o nacional pelo preço convencionado para cidadãos nacionais. Portanto, se você planeia fazer uma viagem prolongada ao país, este investimento é de certeza uma boa ideia. Além disso, se for elegível para uma tarifa com desconto, apresentando uma carteira de estudante válida, por exemplo, poderá usufruir dos mesmos benefícios dos cidadãos húngaros.
O passe mensal de transporte público da Hungria podem ser adquiridos em mais de 1.100 pontos de venda em todo o país, incluindo bilheterias da MÁV-START, máquinas de venda automática e através da aplicação MÁV, nas bilheterias da Volánbusz, dentro dos autocarros e nas bilheterias da GYSEV. Essa ampla disponibilidade torna o processo de compra fácil e acessível para os utilizadores.
Portanto, se está a planear visitar a Hungria e explorar suas cidades e regiões, adquirir o Passe de Viagem Nacional pode ser a opção ideal para garantir o acesso ilimitado a autocarros e comboios por apenas €49 por 30 dias.
Passe mensal nacional também na Alemanha
Também a Alemanha acaba de lançar um novo passe mensal de transporte público. Por 49 euros, o título de transporte é, válido em comboios, autocarros e metro em todo o país em viagens de curto e médio curso.
O ministro dos Transportes, Volker Wissing, disse que esta é “a maior reforma do transporte público na história alemã”.
Lançado na segunda-feira, 1 de maio, está disponível apenas por meio de uma assinatura digital, o que pode dificultar as coisas para os visitantes do país. Não encontrámos informação que diga explicitamente que o passe mensal é só para residentes no país. Pode ser comprado diretamente nos caminhos-de-ferro estatais da Alemanha, Deutsche Bahn, ou em empresas de transporte local ou regional.
Outros artigos interessantes: