Como parte do renascimento do Google Design, surgem novos artigos no site. Numa entrevista, é explicado o motivo pelo qual a Google optou por papéis de parede com penas de aves nos dispositivos Pixel de 2022 – 2023.
Da natureza ao design dos dispositivos
Na criação dos papéis de parede, a Google escolhe “temas que sejam relacionáveis, mas inspiradores”. Faz parte da transição de “imagens futuristas, metálicas e brilhantes” para “motivos de papel de parede inspirados no mundo natural”. Depois de escolher flores para o Pixel 6, as aves foram selecionadas pela sua “vivacidade, positividade e ousadia”. Segundo a Google, “essas são todas as qualidades que associamos à própria marca Pixel”.
As cores detalhadas e nuances, formas e brilho das plumagens das aves pareciam familiares, mas surpreendentes — especialmente quando vistas bem de perto ou recortadas de maneiras incomuns. Observar algo tão comum de uma nova perspetiva foi a representação perfeita de como a Google queria redefinir a experiência de um dispositivo premium. Reconheces, sentes-te confortável, mas de alguma forma parece extraordinário tanto na composição como no contexto.
Fotografias e colaborações
Nos dispositivos Pixel 7/Pro, há 12 papéis de parede de nove espécies no total. Para esta série, a Google fotografou 30 espécies de aves, contando com especialistas em animais — cumprindo rigorosamente os protocolos da American Humane Society — e “todas as técnicas possíveis”.
Outros papéis de parede com penas de aves deverão surgir no Pixel 7a, Tablet e Fold, caso os rumores se confirmem. A publicação no blog inclui outras imagens gerais.
Um processo complexo
Foi uma produção enorme, mas a sessão fotográfica em estúdio foi apenas o começo. Passaram por inúmeras iterações, incluindo testes de dispositivos, aprimoramento de cores e colaborações estreitas com as equipas de hardware, marketing e marketing de retalho para escolher as imagens finais e garantir que o que foi capturado ficasse perfeito em todos os meios: dispositivo, cartaz, impressão e vídeo.
Por exemplo, a Google teve em consideração a tematização Dynamic Color. Em termos do que podemos esperar para o futuro:
“Queremos continuar a ajudar os utilizadores a criar uma experiência única com os seus dispositivos Pixel, independentemente do tema que escolhemos. Como o papel de parede é uma representação tão emblemática do dispositivo e do utilizador, queremos que evoque emoções positivas e até promova um sentimento de propriedade e comunidade. Temos muitas coisas novas e empolgantes planeadas para tornar o teu Pixel melhor e mais ‘tu’ a cada lançamento.”
Outros artigos interessantes: