A Google tem-se dedicado a melhorar o ambiente Android para tablets e não mostra sinais de abrandar. Segundo um novo relatório, a empresa planeia melhorar a aplicação Google Photos para tablets, com impacto significativo na funcionalidade de edição de fotos da aplicação.
A edição de fotos no Google Photos sempre foi bastante otimizada para smartphones. Mostra-se a foto no topo e as opções disponíveis num carrossel na parte inferior. Contudo, algumas pessoas preferem utilizar ecrãs maiores para editar as suas fotos. Se alguém quiser usar o seu tablet para editar fotos, a aplicação mudaria para orientação retrato.
Esta situação torna a utilização frustrante, pois a foto, se tirada em orientação paisagem, seria reduzida para se ajustar à orientação retrato. Isso leva as pessoas a editar as fotos nos seus telefones em vez de o fazerem nos tablets.
A Google prepara melhorias para a edição de fotos em tablets
Esta é a mais recente de uma longa lista de produtos da Google que estão a receber otimizações muito necessárias para tablets. De acordo com um tweet de Nail_Sadykov, a interface de edição no Google Photos será formatada para funcionar em orientação paisagem.
Em vez de ser empurrada para o topo, a foto que estás a editar estará no lado esquerdo e ocupará a maior parte do ecrã. No lado direito, verás todas as tuas ferramentas de edição. No canto superior direito do ecrã, encontrarás ícones para as diferentes categorias (Sugestões, Recorte, Ajustes, Ferramentas e Marcação).
Abaixo da barra, verás cada secção expandida com grandes botões e elementos da interface do Material You. No âmbito da ferramenta de Ajustes, todos os controles deslizantes (brilho, contraste, HDR, etc.) serão exibidos no mesmo plano, em vez de serem separados nas suas próprias secções.
Uma interface melhor adaptada para edição de fotos em tablets
Portanto, a interface estará muito mais adequada para quem quer editar fotos nos seus tablets. Isto é excelente, pois existem imensos tablets com ecrãs incríveis no mercado. Editar fotos neles deverá ser uma tarefa fácil.
Por enquanto, não sabemos quando a Google planeia lançar esta alteração. Como existem capturas de ecrã ao vivo, parece que a funcionalidade está bastante desenvolvida. Esperemos que a Google lance esta novidade em breve. Também não podemos descartar que a empresa anuncie isto durante o Google I/O, que acontece amanhã.
Outros artigos interessantes: