A Google anunciou que vai integrar uma ferramenta gratuita de monitorização da dark web no Gmail, um recurso que, até agora, estava apenas disponível para os assinantes do Google One nos EUA.
Vigilância Estendida
Revelado na Conferência I/O, o serviço de “relatório da dark web” será implementado nas contas de Gmail nos EUA nas próximas semanas e posteriormente lançado em “mercados internacionais selecionados”. Este recurso possibilita aos utilizadores do Gmail verificar se o seu endereço de email aparece na dark web e receber orientações sobre como proteger-se, segundo explicou a empresa num post no seu blog.
Proteção Contra o Mercado Negro de Dados
O mercado negro de dados é vasto na dark web. Muitas vezes, as vítimas desconhecem que os seus dados foram roubados até serem vítimas de roubo de identidade ou até que os seus dados sejam utilizados para outros esquemas criminosos. As ferramentas de monitorização da dark web alertam os indivíduos quando os seus dados pessoais aparecem em fóruns clandestinos e recomendam medidas para mitigar os efeitos da violação.
Ainda não está claro se os relatórios da dark web para o Gmail permitirão aos utilizadores verificar se outros dados, além dos endereços de email, foram vazados. As ferramentas gratuitas de monitorização da dark web, como o Have I Been Pwned, geralmente são mais limitadas comparativamente às soluções premium.
Apostando na Segurança
Para além do monitoramento da dark web, a Google também revelou outras funcionalidades importantes de segurança para os seus produtos. A empresa expandiu a sua Content Safety API para vigiar material de abuso infantil em conteúdo de vídeo.
A Google anunciou também a “Safe Browsing API”, criada para ajudar a impedir fraudes antes que estas aconteçam e para “identificar sites comprometidos”. Espera-se que este recurso bloqueie cerca de 25% das tentativas de phishing no Chrome e Android todos os meses.
Para além disso, a Google está a adicionar a Spam view ao Google Drive para simplificar a separação e revisão de ficheiros, ajudando os utilizadores a detetar e identificar mais conteúdo de spam.
Outras mudanças para aumentar a segurança e privacidade dos produtos Google incluem melhor controlo de dados no Android 14, Google Play e Maps. A empresa aconselha os utilizadores a adotarem medidas preventivas para proteger os seus dados, como a criação de passwords fortes e a utilização de uma VPN para ocultar o tráfego e a localização na internet.
Outros artigos interessantes: