A Google continua a surpreender-nos com as suas iniciativas voltadas para a acessibilidade. Depois do lançamento da aplicação Lookout, que usa inteligência artificial para auxiliar pessoas cegas ou com baixa visão, a empresa decidiu dar um passo adiante, atualizando essa mesma aplicação.
IA da Google dá respostas sobre imagens
A Google introduziu na aplicação Lookout uma nova funcionalidade de “pergunta e resposta sobre imagens” que fornece contexto para imagens sem legenda, como aponta a Engadget. Este recurso utiliza a IA desenvolvida pela DeepMind para elaborar descrições de imagens que não possuem legendas ou texto alternativo.
Agora, mesmo que as imagens não tenham legendas ou texto alternativo, a Lookout consegue processar a imagem e fornecer uma descrição da mesma. As pessoas podem, em seguida, usar a voz ou o teclado para fazer perguntas e obter um entendimento mais detalhado do que está numa imagem, de acordo com uma declaração da Google.
Por exemplo, se vires uma foto de um cão, podes perguntar, através da voz ou texto, se o cão parece brincalhão.
Atualmente, esta funcionalidade está em fase de teste com um número limitado de pessoas com deficiência visual. A Google afirmou que tem planos para lançar publicamente esta atualização brevemente.
Google Maps exibe agora etiquetas de acessibilidade para cadeiras de rodas
O melhoramento da Lookout é apenas uma das recentes atualizações de acessibilidade da Google. A empresa também atualizou o Google Maps para exibir etiquetas de acessibilidade para cadeiras de rodas, que estão agora disponíveis para todos.
Isto significa que antes de te deslocares a um determinado local, poderás ver se tem uma entrada sem degraus, indicada por um ícone de cadeira de rodas.
Se um local não tiver uma entrada acessível, também verás um alerta para isso, bem como opções para outras medidas de acessibilidade.
Estas atualizações são mais um passo na direção certa para a Google continuar a melhorar a acessibilidade e proporcionar mais independência para pessoas com deficiências visuais.
Outros artigos interessantes: