A Google está aparentemente a trabalhar numa funcionalidade nativa de gravação de dashcam para alguns smartphones Android, que poderá funcionar em segundo plano durante um período de até 24 horas.
O site 9to5Google obteve capturas de ecrã de uma atualização da aplicação Personal Safety para smartphones Android, que inclui uma opção que aparenta fazer parte de um teste interno que foi acidentalmente carregado para a Google Play.
A aplicação utilizará vídeo comprimido para poupar espaço e permitirá que o utilizador desligue o ecrã ou mude para outra aplicação, como o Waze ou o Google Maps, enquanto a gravação continua em segundo plano. De acordo com o site, será também possível configurar disparadores, como a ligação a um dispositivo Bluetooth específico, para iniciar a gravação automaticamente assim que se começa a viagem de carro. Além disso, é possível configurar a aplicação para não gravar áudio.
As gravações serão automaticamente apagadas após três dias (é possível guardar vídeos específicos para evitar a eliminação), e a gravação irá parar automaticamente às 24 horas.
Vantagens da funcionalidade de dashcam para Android
As aplicações de dashcam não são novidade, existindo várias na Google Play Store e na App Store da Apple, e muitas delas conseguem até funcionar em segundo plano. No entanto, se já tentou utilizar o seu smartphone como dashcam, sabe que existem limitações.
A gravação de horas de vídeo de alta resolução rapidamente ocupa espaço de armazenamento (embora aplicações de dashcam dedicadas, como a Droid Dashcam, permitam configurar a resolução de gravação), e o seu smartphone, que provavelmente já aquece se a câmara estiver aberta durante bastante tempo, fica ainda mais quente quando está exposto à luz solar que atravessa o para-brisas enquanto grava vídeo ou utiliza uma aplicação de GPS.
Detalhes a aguardar e possibilidade de utilização em diferentes smartphones Android
Desconhecemos como a Google planeia mitigar problemas de sobreaquecimento ou lidar com a questão de potencialmente danificar uma câmera que utilize estabilização ótica de imagem, algo com que a Apple alerta os seus clientes – talvez opte simplesmente por uma lente sem essa funcionalidade. Também não sabemos quais os smartphones que suportarão a aplicação, mas esperamos que funcione com qualquer smartphone Android que utilize a aplicação Personal Safety, e não apenas com os dispositivos Pixel.
Outros artigos interessantes: