Estás interessado em inteligência artificial? Então temos notícias para ti, algumas boas, outras más, mas depois voltamos a ter boas. O Google Bard está a funcionar em mais de 180 países, embora Portugal e o resto da União Europeia não estejam ainda na lista. Mas se estiveres ansioso por experimentar, tudo o que precisas é aceder através de uma VPN — uma tarefa fácil se utilizares o navegador Opera e seguires alguns passos simples.
Já tivemos a oportunidade de testar o Google Bard e ficámos bastante impressionados com a sua rapidez (apesar do uso de VPN), a geração automática de respostas e a qualidade das mesmas. O Google está determinado a competir diretamente com o chatbot da OpenAI, e de momento, o Bard tem algumas funcionalidades que o ChatGPT não tem.
1. Acesso à Internet
A primeira grande diferença entre os dois chatbots é que, enquanto a base de dados do ChatGPT remonta apenas até 2021 e não tem acesso à internet, o Google Bard tem. Isso permite que responda a perguntas sobre eventos muito recentes, por exemplo, quem é o atual CEO do Twitter — o Google Bard sabe.
2. Pesquisa aprofundada (e conhecimento das fontes)
Outra limitação importante do ChatGPT é que, embora forneça informações que parecem autênticas e convincentes, não há maneira de sabermos de onde veio essa informação. O Google Bard, por outro lado, permite-te aprofundar a pesquisa e verificar a fiabilidade das fontes, apresentando a opção de “Google it” no final da resposta.
3. Resumir páginas da Web
Tanto o ChatGPT como o Google Bard são úteis para resumir textos longos e densos. No entanto, com o Bard, se a informação vier de uma página da web, basta fornecer o link e o chatbot fará o resumo por ti, tornando o processo mais eficiente.
4. Exportar texto gerado
Embora seja possível copiar e colar as respostas do ChatGPT, o Google Bard simplificou o processo ao permitir a exportação com apenas dois cliques. Basta tocar no ícone de partilha e escolher se queres enviar para um rascunho do Gmail ou para os Documentos do Google Drive.
5. Mais respostas à mesma pergunta
Embora seja possível reformular a pergunta se a resposta do ChatGPT não te satisfizer, o Google Bard fornece, por padrão, três versões diferentes da resposta. Podes visualizá-las deslocando-te para cima e tocando em ‘View other drafts’.
No entanto, há mais novidades a caminho para o Google Bard, que o vão diferenciar ainda mais do ChatGPT. Vimos na Google I/O que em breve será possível inserir prompts através de voz, integrar o Google Lens para incluir imagens nas respostas do chatbot e até receber imagens como resposta. Fica atento!
Outros artigos interessantes: