A Google está a testar novos anúncios na barra de pesquisa da Play Store. Estes anúncios, denominados “eventos por tempo limitado e ofertas patrocinadas”, aparecerão ao lado das pesquisas anteriores na barra de pesquisa, com um máximo de três anúncios.
Os eventos por tempo limitado já são usados para promover aplicações de streaming e, agora, serão exibidos no histórico de pesquisas, juntamente com o nome da aplicação, ícone, classificação e número de downloads. Esta alteração foi incluída no registo de atualizações do sistema Google de abril e está a ser disponibilizada aos utilizadores de forma gradual.
A decisão da Google de adicionar anúncios à barra de pesquisa da Play Store é uma estratégia para gerar mais receita na loja de aplicações. A empresa já obtém lucro com compras e assinaturas dentro das aplicações, mas os anúncios podem representar uma nova fonte de rendimento.
Prós e contras da nova publicidade na Play Store
Aqui estão algumas vantagens e desvantagens dos novos anúncios na barra de pesquisa da Google Play Store:
Vantagens:
- Anúncios podem gerar uma nova fonte de receita para a Google.
- Anúncios podem ajudar os utilizadores a encontrar aplicações interessantes.
- Anúncios podem ser mais relevantes para os interesses dos utilizadores do que outros tipos de publicidade.
Desvantagens:
- A adição de anúncios à barra de pesquisa da Play Store pode ser irritante.
- Anúncios podem tornar a barra de pesquisa mais confusa e dificultar a localização de resultados relevantes.
- Anúncios podem ser usados para promover aplicações de baixa qualidade ou inseguras.
Será positivo ou negativo?
No geral, a decisão da Google de adicionar anúncios à barra de pesquisa da Play Store tem prós e contras. Pode gerar mais receita para a empresa e ajudar os utilizadores a encontrar novas aplicações, mas também tem o potencial de incomodar e causar confusão na barra de pesquisa. Só o tempo dirá como os utilizadores reagirão a esta mudança.
Outros artigos interessantes: