A mais recente conferência de desenvolvedores da Google, a I/O 2023, trouxe uma série de novidades na área da inteligência artificial (IA), com destaque para o chatbot gerativo Bard. Agora, os utilizadores do programa de pré-visualização do Bard começam a receber as novas funcionalidades e capacidades.
Novas capacidades e funcionalidades
As atualizações incluem a exportação de respostas para o Google Docs e Gmail, a utilização do Bard com uma conta Workspace e a introdução de um novo modo escuro no site. Para além disso, o chatbot está agora disponível em mais de 180 países, suportando inglês, japonês e coreano.
A empresa também anunciou que o Bard deixa de ter uma lista de espera, por isso, se estavas reticente em experimentá-lo, agora é a tua oportunidade.
Melhoria nas capacidades de resumo
No seu site, a Google também partilhou as mais recentes adições e melhorias ao Bard. A partir de 15 de maio, o Bard consegue fornecer resumos de melhor qualidade graças a melhorias nos grandes modelos de linguagem da Google. Estas capacidades são provavelmente uma das várias novas funcionalidades possibilitadas pelo PaLM 2, o último modelo de linguagem de IA da Google que também alimenta o Bard.
Apesar das atualizações, a Google reconhece que ainda há um longo caminho a percorrer para que o Bard se equipare à concorrência. Um dos problemas com todos estes modelos de IA gerativos é que tendem a apresentar informações erradas como factos. No entanto, a velocidade a que estes sistemas estão a melhorar é impressionante.
Portanto, se estás à procura de um chatbot mais avançado, fique atento às novidades do Bard. As atualizações da Google sugerem que o futuro da inteligência artificial está mais perto do que nunca.
Outros artigos interessantes: