Lord of the Rings Gollum saiu a semana passada e a reação foi tão má que os seus criadores já vieram pedir desculpas públicas.
Com lançamento previsto para 2021, a Daedalic Entertainment resolveu atrasar a chegada do jogo primeiro um ano e depois dois anos, para proporcionar a melhor experiência possível aos jogadores.
Finalmente, a semana passada, Gollum foi finalmente lançado, mas muito mal recebido, com 35 críticos a pronunciarem-se desfavoravelmente em relação ao jogo.
Criador pede desculpa por Gollum
O impacto negativo foi de tal forma que os desenvolvedores do jogo vieram pedir desculpas públicas na conta do jogo no Twitter: “Gostaríamos de pedir sinceras desculpas pela experiência decepcionante que muitos de vós tiveram com The Lord of Ring: Gollum aquando do seu lançamento”, pode ler-se no comunicado.
“Reconhecemos e lamentamos profundamente que o jogo não tenha correspondido às expectativas que estabelecemos para nós próprios ou para a nossa comunidade dedicada. Aceitem as nossas sinceras desculpas por qualquer desilusão que isto possa ter causado”. afirma-se ainda num comunicado que é extenso.
O lançamento prematuro seguido de desculpas e adiamentos tornou-se um padrão até mesmo para os maiores lançamentos, como Battlefield 2042, The Last of Us Part 1 e Star Wars: Jedi Survivor. Infelizmente para a Daedalic, a sua jornada com o Gollum já estava votada ao fracasso antes mesmo de começar. O Metacritic atualmente classifica Gollum com apenas 36 pontos, sendo que o jogo recebeu críticas desfavoráveis de mais de 35 críticos.
Críticas contundentes
De entre as críticas recebidas, algumas foram especialmente contundentes, como a que afirma que “Gollum é provavelmente o pior jogo ambientado no famoso mundo, repulsivo e instável como o próprio personagem principal”. Outros, como a crítica do DigitallyDownloaded, não hesitaram em expressar sua frustração com o tão aguardado lançamento. Segundo a crítica, “o que torna Gollum único é que a maioria dos outros criadores e editores tenta esconder o cinismo e o capitalismo por trás de suas equipes criativas. A Daedalic não se preocupou com Gollum. Esse jogo representa a indústria dos jogos sem máscaras”.
A recepção crítica desfavorável, que também se refletiu nas opiniões dos utilizadores de Gollum, levou a Daedalic a adotar uma medida comum em muitas empresas de jogos: escrever uma carta de desculpas. No entanto, ao estar na companhia de lançamentos fracassados como Battlefield 2042, The Last of Us Part 1 e Star Wars: Jedi Survivor, Gollum parece não ter conquistado um lugar de destaque nos holofotes da imprensa.
Confiança perdida
Assim como ocorreu com outros lançamentos problemáticos, a equipa de desenvolvimento de Gollum provavelmente continuará a lançar correções para resolver os problemas identificados, tentando recuperar o jogo e sua base de fãs. No entanto, com base nos comentários, nas críticas e na recepção inicial negativa, a Daedalic pode levar um tempo considerável para reconquistar a confiança de seus utilizadores.
Outros artigos interessantes: