O Twitter tem passado por várias mudanças desde que foi adquirido por Elon Musk e, embora a maioria dessas alterações não agrade aos utilizadores, parece que outras empresas tomaram nota e decidiram implementá-las nos seus produtos.
Mais segurança para os utilizadores do Gmail
Esta semana, a Google anunciou que adicionou uma camada extra de segurança para os utilizadores do Gmail: os selos azuis. Esta é uma evolução do BIMI (Brand Indicators for Message Identification), um recurso que exige que os remetentes utilizem autenticação avançada e verifiquem o logótipo da sua marca para o exibir como avatar nos e-mails.
Com a introdução desta nova funcionalidade, os utilizadores do Gmail verão um selo azul nos remetentes que adotaram o BIMI. É um sinal visual de que o e-mail recebido não é uma fraude e pode ser aberto com segurança, sem comprometer o teu computador ou telemóvel.
Importa salientar que os utilizadores finais não têm uma opção para ativar esta funcionalidade. Simplesmente conferirão o selo azul anexado aos e-mails que receberem, se estes forem provenientes de uma empresa aprovada pelo BIMI. Para os administradores, basta seguir as diretrizes da Google detalhadas na sua publicação de blog recente.
A implementação da nova funcionalidade já começou e deverá levar até 3 dias para estar disponível para todos. Isso inclui os utilizadores do Google Workspace, os utilizadores herdados do G Suite Basic e Business, bem como os utilizadores com Contas Google.
Outros artigos interessantes: