Os anúncios são uma parte essencial do negócio da Google e, em muitos casos, é a forma como os produtos da empresa são oferecidos gratuitamente. Isso inclui o Gmail, que está a começar a mostrar mais anúncios para muitos utilizadores.
O Gmail já exibe anúncios há vários anos. A Google adicionou anúncios às aplicações móveis há uma década e, desde então, eles têm evoluído com novos posicionamentos e aparências.
Nos últimos dias, parece que a Google aumenta a quantidade de anúncios exibidos no Gmail, tanto nos dispositivos móveis como na versão web.
No telemóvel, verificámos que a Google mostra anúncios no filtro “Atualizações” da tua caixa de entrada. Esse filtro automático foi criado para capturar e-mails relacionados com encomendas, promoções selecionadas, extratos de faturação e mais. É talvez o filtro mais útil das três opções predefinidas (as outras são “Promoções” e “Social”), mas foi o único sem anúncios durante muito tempo.
Agora, o Gmail começou a mostrar dois anúncios no topo da aba “Atualizações”, tal como acontece nas outras abas.
Alterações também na versão web
Além disso, parece que o Gmail está a misturar os seus anúncios na versão web entre a lista de e-mails sob as abas do Gmail — pelo menos não estão a aparecer na caixa de entrada principal.
Dezenas de relatos no Twitter mostram a mudança nos últimos dois dias, embora não tenhamos conseguido replicar isso na nossa própria caixa de entrada. Alguns utilizadores também relatam ver mais anúncios em geral, em vez dos dois que a Google normalmente mostraria.
Não parece haver nenhuma nova opção para alterar a colocação dos anúncios nas listas de e-mails, e nem está claro se esta é uma mudança que a Google está a implementar para todos os utilizadores. De qualquer forma, a opinião predominante parece ser negativa em relação à alteração — o que é perfeitamente compreensível.
Outros artigos interessantes: