A primeira semana do Giro d’Itália chegou ao fim. É tempo de um primeiro balanço.
Com um contrarrelógio de 35 quilómetros entre Savignano sul Rubicone-Cesena (Technogym Village) Tudor ITT, chegou o momento de descanso para os ciclistas. É também o tempo de balanço desta primeira semana em que se correram nove etapas.
Foram 7 etapas em linha com o primeiro cheiro de média montanha entre dois contrarrelógios, que se pensava viessem a fazer grandes diferenças. Mas a verdade é que entre Remco Evenepoel, que lidera, e João Almeida, na quinta posição, há apenas uma diferença de 1’07”.
Os dois contrarrelógios eram o mais esperado antes do primeiro dia de descanso, mas a chuva que caiu hoje refreou os atletas e as diferenças acabaram por não ser muitas. Daí a cara de poucos amigos com que Remco Evenepoel apareceu no final da etapa que ganhou e em que recuperou a camisola rosa do Giro d’Itália. O ciclista belga estaria à espera de uma diferença muito maior para os seus adversários, tal como o primeiro contrarrelógio tinha feito pensar.
Mas a verdade é que o primeiro classificado parte para a segunda semana de prova com o britânico Geraint Thomas a 45 segundos e o eslovaco Primoz Roglic a 47 segundos.
Esta foi a semana da expetativa para as grandes diferenças que o segundo contrarrelógio poderia fazer. Os ciclistas correram sempre com a etapa de domingo em pensamento, e as condições meteorológicas vieram nivelar a corrida dos ciclistas nesta que foi a nona etapa do Giro d’Itália, com os grandes especialistas a não conseguirem colocar na estrada todo o seu potencial.
Amanhã é dia de descanso e depois vem a segunda semana do Giro d’Itália e a primeira alta montanha que o pelotão tem de enfrentar.
Outros artigos interessantes: