Os repetidores Wi-Fi, como os novos modelos Wi-Fi 6 Repeater da devolo, são uma excelente solução para expandir a rede sem fios em apartamentos com sinal deficiente. No entanto, o desempenho desses dispositivos depende de fatores cruciais.
Graças à ajuda da devolo partilhamos truques e dicas valiosos para otimizar a conexão doméstica com repetidores Wi-Fi.
Como funcionam os repetidores Wi-Fi?
Um repetidor Wi-Fi capta o sinal emitido pelo router, amplifica-o e retransmite-o, expandindo assim o alcance efetivo da rede. A qualidade da ligação entre o router e o repetidor é essencial para a velocidade e estabilidade da conexão.
Posicionamento ideal do repetidor
O local mais próximo do router nem sempre é o melhor para instalar o repetidor. A regra geral é posicionar o repetidor aproximadamente a meio caminho entre o router e os dispositivos que utilizarão o Wi-Fi. Além disso, o repetidor deve ser posicionado centralmente, evitando locais escondidos, como cantos de salas.
Fatores de interferência inesperados
Paredes, tetos, micro-ondas, acessórios de computador sem fios, monitores de bebés e até mesmo a água podem diminuir a capacidade de transmissão e enfraquecer o sinal Wi-Fi.
Encontrar a posição certa
Experimentar diferentes posições e avaliar a qualidade da ligação, por exemplo, através de medições de teste de velocidade, é aconselhável. Repetidores modernos, como os da devolo, possuem um mostrador LED que indica a qualidade do sinal recebido.
Powerline: A alternativa para longas distâncias
Para situações em que o Wi-Fi é necessário em vários andares, a devolo recomenda a utilização da tecnologia Powerline, disponível na sua série de produtos Magic. Estes adaptadores utilizam a rede elétrica como um longo cabo de dados, permitindo que o sinal de rede atravesse andares sem ser prejudicado por tetos ou tubulações. No destino, os dispositivos finais podem ser conectados por cabo ou Wi-Fi.
Com a correta utilização de repetidores ou adaptadores Powerline com função Wi-Fi, é possível criar a rede doméstica personalizada perfeita.
Outros artigos interessantes: