O Google Chrome OS vai finalmente receber a funcionalidade de tema dinâmico Material You na última versão Dev 114. Contudo, há um senão: por enquanto, é necessário ativar a flag para a utilizar.
Segundo o Android Police, é possível criar quatro esquemas de cores de destaque ativando as flags #jelly-colors e #personalization-jelly. Esta funcionalidade é única, pois os esquemas de cores são baseados na cor do teu papel de parede, combinando melhor com o texto e os ícones, tornando-os mais fáceis de visualizar.
Grande atualização a caminho do Chrome OS?
O Material You é uma funcionalidade que o Android já tem há anos sob o nome ColorsOS, e que a Google também está a levar para o seu navegador Chrome, mais especificamente, para a versão Canary v114. Infelizmente, ao contrário do Android, o Chrome OS não recebe um conjunto de temas distintos dos papéis de parede. Portanto, se quisesses uma interface que se destacasse do teu fundo, não terias sorte.
Existe uma grande possibilidade de a Google anunciar uma grande renovação do Chrome OS durante o evento Google I/O 2023, que terá início a 10 de maio. Com todas as funcionalidades que estão a ser testadas tanto para o Chrome OS como para o navegador Chrome em geral, a conferência seria o momento perfeito para revelar uma reformulação de design.
O evento, que poderás assistir no YouTube e no site oficial da Google, deverá revelar outros produtos importantes. O Google Pixel Fold já foi confirmado para lançamento no evento, bem como outros anúncios, como o Android 14 OS, Google Pixel Watch 2, melhorias no Google Bard e muito mais.
O que esperar de novidades no Chrome OS?
Será interessante ver se a Google revela outras novas funcionalidades e ferramentas para o Chrome OS. Uma dessas funcionalidades poderia ser o Material Design 3, atualmente disponível para o Google Workspace. Trata-se de uma atualização da versão anterior que moderniza algumas das ferramentas mais populares, proporcionando uma interface de utilizador mais simples e otimizada, o que ajuda os utilizadores a trabalharem de forma mais eficiente. Ter tal ferramenta nos melhores Chromebooks, que são, em primeiro lugar, máquinas de trabalho puro, seria brilhante.
No mínimo, seria bom ver a gigante da tecnologia a concentrar-se em expandir o que o Material You oferece ao Chrome OS. Atualmente, tem apenas as quatro paletas de cores, como o Android 12, em comparação com os 16 métodos de derivação de cores diferentes oferecidos pelo Android 13.
Outros artigos interessantes: