O telescópio Hubble foi colocado em órbita há 33 anos. Mas foi a partir de 1993 que as suas imagens começaram verdadeiramente a maravilhar.
Despois de ser lançado, os cientistas descobriram que o Hubble era míope. Um pequeno desvio no cálculo das suas lentes levou a que durante três anos, as imagens tivessem um desfoque.
Mas como era um problema constante, os cientistas conseguiam trabalhar com as imagens recolhidas. O telescópio espacial Hubble, lançado a 24 de abril de 1990, foi propositadamente colocado numa órbita que permitia a sua manutenção com a frota de vaivéns da Nasa. Em 1993, a nave Endeavor partiu para a primeira missão de manutenção e os astronautas Story Musgrave e Jeffrey Hoffman fizeram várias saídas espaciais e conseguiram resolver o problema.
A NASA e a Agência Espacial Europeia esperavam que o Hubble tivesse uma vida útil de uma dezena de anos, mas há 30 anos que o telescópio espacial contribui para o conhecimento do Universo e nos deslumbra com as imagens que colhe.
As fotos do Hubble que nos fazem sonhar
33 anos depois do seu lançamento e 30 anos após a primeira reparação, a NASA e a Agência Espacial Europeia continuam a ter no Telescópio Espacial Hubble um muito importante instrumento de trabalho.
Nós, continuamos a ter fotografias de cortar a respiração.
Outros artigos interessantes: