Apenas dois meses após a sua estreia no iOS, o Apple Music Classical está agora disponível para download em smartphones Android através da Google Play Store. A julgar pela aparência, é bastante semelhante à versão para iPhone. Continuas a ter acesso a mais de cinco milhões de faixas clássicas sem publicidade e com qualidade de áudio “até 192 kHz/24 bit Hi-Res Lossless”.
Também existem milhares de gravações que suportam áudio espacial, o mesmo motor de busca especializado para ajudar os utilizadores a encontrar música por compositor ou obra (entre outros critérios), e mais de 700 playlists cuidadosamente selecionadas. É desnecessário dizer que a qualidade continua lá. A Apple não se está a coibir de oferecer uma grande experiência no Android.
Um pouco de história e curiosidades
É curioso notar que a aplicação para Android foi lançada antes da Apple Music Classical ter sido disponibilizada para iPads e Macs, mas isso provavelmente deve-se ao que o serviço costumava ser há vários anos. Vês, em 2021, o gigante da tecnologia adquiriu a plataforma de streaming de música clássica Primephonic, que estava disponível tanto no Android como no iOS.
A plataforma fechou algumas semanas depois, para dois anos mais tarde renascer como Apple Music Classical. Assim, de uma maneira indireta, podes dizer que o Primephonic voltou ao Android — apenas com uma nova identidade. Ainda não foi anunciada uma versão otimizada para outros dispositivos da Apple, embora provavelmente seja apenas uma questão de tempo.
Requisitos e limitações
Naturalmente, necessitas de uma subscrição à Apple Music para ter acesso, e esta pode ser Individual, de Estudante, Familiar, ou do plano Apple One. Ainda que não mencionado na listagem oficial, o Apple Music Voice provavelmente não será suportado, já que requer que os utilizadores tenham um dispositivo compatível com a Siri, como um HomePod.
Importa também referir que a versão Android não está disponível na China, Japão, Coreia, Rússia e Taiwan, tal como acontece no iOS. Os utilizadores destes países terão que se contentar com a plataforma standard da Apple Music.
Outros relatórios online indicam que os dispositivos devem ter o Android 9 ou uma versão mais recente para suportar a aplicação. Se isto for verdade, significa que o Apple Music Classical não será exclusivo para pessoas com a última atualização, e pode ser descarregado em telemóveis com um software quase cinco anos mais antigo, aumentando significativamente a sua disponibilidade.
Para comparação, os iPhones devem ter o iOS 15.4, lançado em março de 2022, antes que os utilizadores possam aceder ao Apple Music Classical.
Entrámos em contacto com a Google para esclarecimentos sobre os requisitos para a plataforma e também questionámos a própria Apple sobre quando podemos esperar ver a aplicação no iPad ou Mac. Esta história será atualizada se obtivermos uma resposta de qualquer uma das empresas num momento posterior.
Outros artigos interessantes: