A Apple poderá surpreender todos com uma mudança significativa no design dos seus próximos modelos iPhone 16 Pro e 16 Pro Max. Segundo o analista Ross Young, estes novos modelos deverão apresentar uma mudança no formato do ecrã, tornando-o mais alto.
Desde o lançamento do iPhone X, a Apple abraçou um novo formato de ecrã, o 19.5:9, marcando o fim dos ecrãs 16:9. Este novo formato permitiu que a tela fosse estendida verticalmente, eliminando o botão Home e grande parte da moldura superior. No entanto, este formato poderá estar com os dias contados.
Os futuros modelos iPhone 16 Pro e Pro Max deverão apresentar um rácio de aspecto ainda maior, embora não se saiba ao certo qual será (possivelmente 20:9 ou 20.5:9). As diagonais deverão crescer ligeiramente, passando das actuais 6.1” e 6.7” para cerca de 6.2” e 6.8”.
Mudanças à vista apenas para os modelos Pro
Importa salientar que estas mudanças se referem apenas aos modelos Pro. Os modelos standard deverão demorar alguns anos a adoptar estas novidades, seguindo a tendência de actualizações mais lentas – neste ano terão o Dynamic Island, em 2025 deverão receber uma taxa de actualização de 120Hz, e provavelmente um novo rácio de aspecto num futuro próximo.
O que esperar do iPhone 17 Pro?
Baseando-se nas previsões de Young, após a série 16, os modelos iPhone 17 Pro e Pro Max deverão actualizar o actual design Dynamic Island, colocando o sistema Face ID debaixo do ecrã e mantendo apenas um pequeno furo para a câmara selfie. Isto permitirá libertar algum espaço vertical, embora possa tornar o acesso à Ilha mais difícil.
Outros artigos interessantes: