7 cavalos morreram durante a semana do Kentucky Derby, uma das mais importantes corridas de cavalos do mundo.
Cinco dos cavalos morreram na sequência de ferimentos ou lesões ocorridas durante as corridas que ocorrem ao longo de uma semana, mas a morte de outros dois levou à suspensão do seu treinador.
De acordo com fontes oficiais, os cavalos Chloe’s Dream, Take Charge Briana e Freezing Point foram abatidos na sequência de ferimentos sofridos em corrida, enquanto Code of Kings partiu o pescoço ao escorregar durante os procedimentos de partida. Wild on Ice sofreu ferimentos durante os treinos.
Embora trágicos, estes são eventos que ocorrem, se bem que não com estes números. “Os cavalos serão transportados para o Laboratório de Diagnóstico Veterinário da Universidade de Kentucky para serem submetidos a necrópsias completas”, afirmou Darren Rogers, director sénior de comunicações e serviços de comunicação social de Churchill Downs, a empresa responsável pelo Kentucky Derby.
Mais grave é o caso dos cavalos Parents Pride e Chasing Artie, cujas mortes súbitas levaram a organização da prova a suspender o treinador Saffie Joseph Jr. “Dadas as mortes súbitas inexplicáveis, temos preocupações razoáveis sobre o estado dos seus cavalos e decidimos suspendê-lo indefinidamente até que os detalhes sejam analisados e compreendidos”, afirma a Churchill Downs
A Kentucky Derby é uma das mais antigas corridas de cavalos, tendo disputado esta semana a sua 149º edição.
Outros artigos interessantes: