Com o lançamento do Google Pixel Tablet globalmente, é de esperar que muitos utilizadores comparem o novo tablet da Google com alguns dos mais populares tablets do mercado, como é o caso do Apple iPad. Neste caso, vamos olhar exatamente para essa comparação e salientar alguns aspetos onde o Pixel Tablet oferece funcionalidades/possibilidades que o iPad não oferece.
1. Torna-se num display inteligente
Já te passou pela cabeça transformar o teu tablet num ecrã inteligente? Pois bem, isso tornou-se uma realidade com o novo Google Pixel Tablet. Enquanto o iPad procura substituir o teu computador, com a adição recente do suporte para Final Cut Pro e Logic Pro em certos modelos, o Google Pixel Tablet tem uma abordagem diferente.
Com o auxílio do “Charging Speaker Dock”, que é lançado em conjunto com o tablet, este dispositivo transforma-se num display inteligente, sendo o primeiro do género a sair do mero conceito. Através da ligação magnética e de uma série de pino pogo, o Pixel Tablet anexa-se ao dock e, ao fazê-lo, assemelha-se estranhamente aos antigos displays inteligentes Nest Hub da Google.
Ao ser utilizado como display inteligente, poderás desfrutar de um som mais alto e dinâmico graças ao potente altifalante de 43,5mm. Além disso, o Pixel Tablet aciona um “Hub Mode” especial que lhe concede funcionalidades de display inteligente como mostrar protetores de ecrã do clima, relógio, ou momentos memoráveis das tuas Google Photos.
2. Experiência Google Home melhorada com controlos no ecrã de bloqueio
Junto com uma série de novos dispositivos, incluindo o Pixel Tablet, Pixel 7a e o Pixel Fold, a Google também anunciou uma versão melhorada da aplicação Google Home. Com um visual mais apelativo, esta nova versão permite reorganizar os dispositivos com base na frequência de uso.
E adivinha? O Pixel Tablet será o primeiro tablet a receber esta atualização. A interface para tablet inclui um painel dinâmico para todas as tuas câmaras de segurança, e a nova aplicação Google Home traz um novo “painel doméstico”, que te permite aceder aos controlos da casa inteligente e visualizar feeds de câmaras ao vivo diretamente a partir do teu dispositivo Android.
3. Vem com um carregador na caixa
Enquanto que a Apple decidiu abandonar os carregadores nas caixas dos seus dispositivos, a Google optou por manter este acessório na caixa do Pixel Tablet. Este dispositivo pode ser carregado de duas formas: utilizando a porta USB Type-C ou ao ser encaixado na interface do altifalante.
Interessante é o facto de a Google optar por não incluir um carregador na caixa, mas não se acanhar em fornecer o dock de carregamento do altifalante.
4. Controlos de privacidade desligam o microfone e a câmara
Se valorizas a tua privacidade, então ficarás satisfeito em saber que o Pixel Tablet inclui interruptores físicos para desligar a câmara e os microfones. Estes botões de privacidade são uma camada adicional de proteção, reduzindo a probabilidade de aplicações terceiras abusarem das permissões para usar a câmara ou o microfone.
5. Suporte para stylus de terceiros
O iPad é sem dúvida uma ferramenta poderosa para os criadores digitais, e o Apple Pencil aumenta significativamente as suas capacidades. No entanto, o Apple Pencil apresenta uma limitação importante: é compatível apenas com alguns modelos de iPad. Para utilizar uma stylus com sensibilidade à pressão num iPad, é necessário adquirir o Apple Pencil.
Por outro lado, o Pixel Tablet oferece um leque mais amplo de suporte para stylus de terceiros. Este dispositivo suporta o padrão Universal Stylus Initiative (USI) 2.0, utilizado em diversos portáteis com ecrã táctil, Chromebooks e outros tablets Android. O USI é suportado por muitos fabricantes de stylus digitais, incluindo a Wacom, Lenovo, HP, entre outros, o que significa que poderás utilizar a mesma stylus no teu portátil e no Pixel Tablet.
Além disso, este padrão é retro compatível com as stylus USI 1.0. Portanto, se tens uma Pixelbook Pen antiga, poderás utilizá-la no Pixel Tablet.
Em suma, o Google Pixel Tablet não só veio para competir diretamente com o iPad, mas também para proporcionar uma experiência única e diferente, mais centrada na utilidade do dia a dia e na integração com o ecossistema de dispositivos inteligentes. É, sem dúvida, uma proposta interessante para aqueles que procuram algo mais do que um tablet convencional.
Outros artigos interessantes: