O YouTube Music prepara-se para lançar uma nova funcionalidade que permitirá aos utilizadores tornar públicas as estatísticas dos seus perfis. Com esta opção ativa, será possível consultar os hábitos e preferências musicais tanto do próprio utilizador como dos outros na plataforma.
Esta inovação possibilitará que os utilizadores vejam o seu perfil público, com informações como os artistas e músicas preferidos e as faixas ouvidas recentemente. Adicionalmente, poderão consultar os perfis públicos alheios, descobrindo os gostos musicais, bem como as playlists criadas e partilhadas ao longo de dois anos.
O perfil público também exibirá dados sobre a atividade do utilizador no YouTube Music, como o número de playlists criadas, músicas e artistas mais ouvidos, videoclipes mais assistidos e playlists mais reproduzidas em modo repetição. Estas informações estarão disponíveis numa página de perfil público, acessível a quem pesquisar o utilizador na plataforma.
Esta nova funcionalidade, embora simples, tem potencial para mudar a forma como os utilizadores interagem entre si na plataforma. Ao permitir que visualizem os gostos musicais uns dos outros, cria-se um sentido de comunidade e até mesmo a descoberta de novas músicas e artistas.
Importa salientar que esta funcionalidade só estará disponível para os utilizadores que optarem por tornar o seu perfil público. Quem preferir manter os seus hábitos de escuta privados pode optar por manter o perfil oculto.
De acordo com o 9to5Google, a funcionalidade ainda não está disponível para todos e o link para o artigo de ajuda ainda não está ativo. Contudo, parece que a funcionalidade está a ser disponibilizada gradualmente para um número limitado de utilizadores. Para acederes às tuas estatísticas públicas, abre a aplicação YouTube Music, vai a “Definições”, “Privacidade e Localização” e, em seguida, “Definições de Canal”. Se a opção estiver disponível, verás o interruptor “Ativar estatísticas públicas”.
A adição de estatísticas de perfil público ao YouTube Music representa um desenvolvimento significativo para a plataforma, que tem vindo a adicionar novas funcionalidades para competir com Spotify e Apple Music. Esta novidade pode criar uma experiência de utilização mais interativa e envolvente, dando aos utilizadores maior controlo sobre como partilham os seus gostos musicais com os outros.
Outros artigos interessantes: