Você já pensou no poder que uma boa história – Storytelling – pode ter com os seus clientes?
Todos os dias somos bombardeados de narrativas, seja quando lemos um livro, vemos um filme, assistimos ao jornal ou nos deparamos com uma propaganda.
Por mais que nem sempre pensemos no marketing como uma fonte de histórias, ele é. Assim, saber como construí-las permite às empresas a encontrarem as melhores maneiras de conversar e convencer seus clientes.
Essa técnica é chamada de Storytelling e acompanha as estratégias desde a criação de uma persona, até o posicionamento de marca.
No texto de hoje vamos te contar um pouco mais sobre como o storytelling ajuda a convencer o seu cliente!
O que é Storytelling?
Storytelling é uma palavra emprestada do inglês que pode ser traduzida como o ato de contar histórias!
E isso é algo que fazemos há milênios. Então porque ela vem ganhando tanto espaço nas discussões de marketing e comportamento do consumidor nos últimos tempos?
A resposta para isso pode ser facilmente encontrada nas histórias infantis que encantam tantas gerações. Seja com contos de fadas, com heróis ou piratas que navegam por águas misteriosas, as narrativas sempre tiveram o poder de cativar.
O mesmo acontece quando as aplicamos para as vendas!
Incentivar as decisões emocionais é a melhor forma de convencer um cliente a consumir. Não é atoa que mais de 90% das escolhas que fazemos diariamente sejam motivadas por nossos sentimentos!
Desse modo, unir esses dois universos, o sentimental e o narrativo, é uma maneira inteligente de vender mais.
O que compõe o Storytelling?
O storytelling é composto por 4 elementos principais, e são eles:
- Os personagens
- O ambiente
- O conflito
- A mensagem a ser passada
A melhor forma de aplicar cada um desses pontos em uma narrativa para a sua empresa é encontrar eles em outros lugares. Por isso, pense no seu filme preferido e identifique cada um dos elementos.
Agora que já fez isso, tente encontrar os mesmos elementos em uma propaganda qualquer que viu na televisão nos últimos dias.
Tenho certeza de que você vai achá-los com facilidade!
Isso é porque o storytelling é uma técnica que está mais do que conectada com o modo que transmitimos mensagens, sendo uma das maneiras mais cativantes de se fazer isso.
Para começar a implementar essa ferramenta em seu negócio, fique atento as nossas próximas dicas!
Storytelling no marketing
Então é só sair contando histórias? Na verdade não é bem assim!
Para que essa técnica seja bem implementada no marketing de uma empresa, antes de tudo é preciso conhecer os clientes dela.
Ao saber com qual perfil de público estamos conversando, podemos adaptar os 4 elementos mencionados acima a sua realidade e perspectiva, tornando nossos argumentos muito mais atrativos.
Com isso em mente, é hora de começar a imaginar qual história vai contar para vender seu produto ou serviço. Mas para que não gere uma reação contrária e afaste os consumidores com um discurso muito incisivo, foque muito mais na mensagem.
O que queremos dizer com isso é que, evocar um sentimento é muito mais importante do que mostrar detalhes técnicos do que deseja vender.
Pense nos comerciais da época do natal, por exemplo. Em sua grande maioria, esse tipo de propaganda trás narrativas familiares, de união e felicidade. Isso os aproxima dos clientes, criando uma conexão afetiva entre eles e a marca.
Conclusão
Contar uma boa história pode ser o caminho mais fácil para convencer os clientes! Então não deixe passar a oportunidade.
Comece conhecendo os seus consumidores e então descubra qual narrativa melhor se encaixa com eles. Verá que encantá-los ficará fácil depois disso.
Outros artigos interessantes: