A 11 de maio, será apresentado um dos principais concorrentes do Steam Deck – o ASUS ROG Ally. O mercado de PCs para jogos “portáteis” está em destaque desde o lançamento do Steam Deck e a ascensão do cloud gaming. A ASUS viu a oportunidade de lançar o seu próprio computador portátil com capacidade para executar jogos AAA.
O dispositivo vem equipado com o inovador chipset AMD Z1, baseado na arquitetura Zen4, superando o hardware do Steam Deck em diversos aspetos. Mas a grande questão tem sido o seu preço, afinal, sem um preço competitivo, não seria um verdadeiro concorrente. Há alguns dias, descobrimos o preço da versão ROG Ally com o AMD Ryzen Z1 Extreme. Agora é altura de conhecer o preço do modelo base.
Preço do modelo base do ASUS ROG Ally revelado
O modelo Extreme oferece mais desempenho, contudo, a versão regular também será capaz de lidar com a maioria dos jogos AAA sem problemas. Na verdade, já ultrapassa o hardware do Steam Deck. De acordo com a SnoppyTech, o ASUS ROG Ally terá um preço de apenas $599,99. É um bom preço, tendo em conta o processador, os 16 GB de RAM LPDDR5 e os 256 GB de armazenamento SSD NVMe M.2. Além do armazenamento interno, também é possível expandi-lo através de um slot para cartão micro SD.
Especificações e características — Um novo rei dos dispositivos portáteis
O preço do Steam Deck varia consoante o país e o retalhista. No entanto, nos EUA, o preço da variante de 256 GB ronda os $475. Se considerarmos tudo o que o ROG Ally oferece, a diferença é facilmente justificável. Além do APU mais potente, o dispositivo também possui um ecrã de 7 polegadas com taxa de atualização de 120 Hz e resolução de 1080p.
Em comparação, o Steam Deck está limitado à resolução de 1.200 x 800 quando usado em modo portátil e tem uma taxa de atualização de 60 Hz. Portanto, o ROG Ally possui uma resolução mais alta e uma taxa de atualização mais suave. O dispositivo portátil também terá uma relação de aspeto de 16:9 e até 500 nits de brilho.
O ROG Ally funcionará com o sistema operativo Windows 11, o que significa que poderá executar facilmente qualquer jogo para PC da Epic Games ou Steam Deck, bem como o Xbox Game Pass, GeForce Now e tudo o que um PC normal pode fazer. Na verdade, até pode instalar alguns emuladores para tirar partido deste hardware.
O único mistério é a autonomia da bateria. No entanto, a ASUS afirma que a duração da bateria é semelhante à do Steam Deck. O dispositivo virá com uma porta USB Type-C e suporte para carregamento rápido de 65W.
O ROG Ally também incluirá um leitor de impressões digitais montado lateralmente e suporte para áudio Dolby Atmos. Haverá diversos acessórios disponíveis, como o comando ROG Raikiri Pro, os auriculares ROG Cetra e a bolsa de transporte. A consola possui um tubo de calor com dissipadores de calor de dois elementos. Há também uma porta de conexão para a GPU externa ASUS XG Mobile. O dispositivo portátil possui botões nos ombros e uma entrada de áudio de 3,5 mm.
Com todas estas características e um preço competitivo, o ASUS ROG Ally tem potencial para se tornar um verdadeiro rival do Steam Deck no mercado de dispositivos portáteis para jogos. Resta saber se conseguirá conquistar a preferência dos jogadores e estabelecer-se como uma opção popular no segmento de PCs portáteis para jogos.
Outros artigos interessantes: