Com a confirmação da Valve no desenvolvimento do próximo título de Counter-Strike 2, um modder inspirou-se em oferecer uma surpresa a todos os fãs com um mod de CS:GO. O modo Rogue-like único apresenta ideias atípicas na série Counter-Strike, mas uma jogabilidade que tem vindo a agradar muitos jogadores.
À medida que a data de lançamento da nova edição se aproxima, o clássico FPS ainda tem muito a oferecer. Prova disso é o número de jogadores na Steam, estabelecendo um recorde recente, em fevereiro de 2023. De seguida, observamos o caminho de Counter-Strike nestes últimos 11 anos, a sua relevância para os eSports e tudo sobre o mod que veio oferecer uma nova experiência aos jogadores.
A origem de Counter-Strike
A longevidade é um desafio para todos os jogos, e a série da Valve tem conseguido manter-se como um dos jogos mais jogados e favoritos de sempre. A primeira versão de Counter-Strike foi publicada em 2000, também derivada de um mod de Half-Life, e tornou-se assim no FPS multiplayer mais popular de sempre. A natureza competitiva do título e a opção de jogo em LAN conquistaram uma base de fãs por todo o mundo.
Outra característica única desde as origens de Counter-Strike foi a criação de comunidades de jogadores e modders que ainda estão bem presentes nos dias de hoje. Com o crescimento da base de fãs e comunidades, as competições começaram a ser organizadas. O primeiro campeonato registado contou com uma premiação de 15 mil dólares em 2001 e, desde então, as dimensões dos eventos e o prémio de jogo cresceram exponencialmente. Com a evolução contínua, o lançamento de Half-Life 2 deu origem ao lançamento de Counter-Strike: Source, um upgrade com mecanismo de jogo melhorado e melhores gráficos, mas a essência de CS de sempre.
Counter-Strike nos eSports
Desde 2006 que o evento da Intel Extreme Masters arrancou como a maior organização de eSports de CS até à data. Depois de Source chegou a vez de CS:GO, lançado em 2012, uma versão de atualizações contínuas que resultou nesta versão moderna com o foco em jogos competitivos na internet e, claro, nos eSports. Com a jogabilidade a acompanhar as capacidades tecnológicas, foi possível jogar online através dos vários servidores da Valve.
O CS sempre foi um dos jogos mais importantes para os eSports em termos de competição, audiência e popularidade no entretenimento. Graças à sua dimensão, atualmente os eSports bets de CS estão altamente representados por plataformas como a Betway, que acompanham os principais eventos da modalidade. A popularidade dos eSports é hoje comparável àquela dos desportos tradicionais, recebendo assim cada vez mais atenção.
Modo Rogue no CS:GO
O modo Rogue é uma criação do modder OrelStealth e foi lançado com o objetivo de apresentar uma versão de Rogue antes do lançamento de CS2. Este subgénero é caracterizado por combater através de vários níveis e pela morte permanente da personagem de jogo, conhecida também como permadeath.
O mod inclui oito personagens, boosters, mais de 100 cartas e XP negociável, bem como inúmeros inimigos e chefes para matar. Os jogadores podem contar também com um conjunto de habilidades especiais que definem o desempenho de cada personagem.
Embora tenha sido anunciado que novas atualizações chegarão a este mod, os jogadores podem contar com uma experiência renovada de CS e conferir o estilo de jogos Rogue-like. Este mod de Rogue pode ser jogado sozinho ou com um grupo de até três amigos. O melhor de tudo é que além deste mod já disponível, os jogadores podem encontrar uma seleção de muitos outros mods, bem como atualizações e versões de Counter-Strike para todos os gostos.
Lançamento de Counter-Strike 2
Segundo a comunicação em torno de Counter-Strike 2, a Valve confirmou que a nova versão será uma atualização maior, mais brilhante e mais responsiva de jogo FPS. CS2 é descrita também como a maior atualização técnica na história de Counter-Strike, embora a desenvolvedora reforce que a essência do jogo será mantida. A fase de testes na nova versão beta já começou nos mapas clássicos e está limitada a jogadores selecionados pela Valve.
Os jogadores vão também manter os itens colecionados em CS:GO para a nova versão. Servidores, mapas renovados, melhores visuais, ajustes na interface do usuário e um áudio afinado são alguns dos pontos prometidos para o lançamento esperado para o verão de 2023.
O universo de Counter-Strike regressa mais ativo do que nunca com o anúncio da nova versão. O lançamento do mod Rogue veio na altura ideal para entreter os inúmeros fãs e jogadores, que podem contar com um modo de jogo totalmente diferente, mas que poderá partilhar semelhanças com as novas atualizações para o novo Counter-Strike 2.