Já é oficial. A Lancia regressa a Portugal em 2024 com showrooms em Lisboa e Porto como parte de uma estratégia de relançamento da marca na Europa.
Num plano a 10 anos, a Lancia vai lançar um novo modelo de dois em dois. Em 2024 é apresentado o novo modelo da linha Ypsilon, nas versões híbrido e elétrico. A partir de 2026 a Lancia apresentará só viaturas elétricas e em 2028 apenas comercializará automóveis elétricos.
O regresso da Lancia a Lisboa e Porto insere-se numa estratégia de abertura de 70 novos concessionários em outras tantas cidades europeias. O sucesso desta estratégia depende exclusivamente do Ypsilon, nomeadamente das novas versões a serem lançadas em 2024.
Mas a marca italiana que agora faz parte do portfólio da Stellantis, o 4º maior grupo automóvel a nível global, já mostrou o que pretende do futuro, com o protótipo Pu+Ra HPE.
O Lancia Pu+Ra HPE
A Lancia apresentou o Pu+Ra HPE, um protótipo que é a visão do futuro da marca. Totalmente elétrico, o Pu+Ra tem uma autonomia de 700 quilómetros, com um tempo de carregamento inferior a 10 minutos.
Com o Lancia Pu+Ra HPE, a “Lancia começa a sua viagem em direção ao futuro, inspirando-se no passado. Desde as icónicas luzes traseiras redondas, recordando o lendário Stratos, até às linhas horizontais que ecoam a famosa estrutura de proteção solar de inspiração veneziana do Lancia Beta HPE dos anos 70. Uma simbiose perfeita entre passado e presente, entre pureza e ousadia, entre inovação e emoção”, diz a marca.
O CEO da Lancia, Luca Napolitano, afirma que “o manifesto para os próximos 10 anos, que transporta a marca para a nova era da mobilidade elétrica e que sumariza o nosso modo de conceber e experienciar o automóvel. Iniciando-se com o novo Ypsilon, os nossos automóveis do futuro serão inspirados pelo Lancia Pu+Ra HPE.”
O nome do protótipo é um manifesto de ação. “Pu+Ra” afirma a nova linguagem de design da marca, “pura e radical”, enquanto “HPE” significa “High Performance Electric”. O acrónimo HPE foi usado pela primeira vez na década de 70 do século passado no Lancia Beta, então significando “High Performance Estate”, num símbolo de carácter desportivo e prático.
Outros artigos interessantes: