James Bond tem uma nova missão: salvar a coroação de Carlos III. O novo livro de 007 sai dois dias antes da cerimónia. Está o mais conhecido dos agentes secretos à altura da missão?
A proposta partiu da Ian Fleming Publications e é simples. Trata-se de celebrar em simultâneo os 60 anos da edição de “On Her Majesty’s Secret Service” e de dizer presente na primeira coroação desde que Ian Fleming criou a personagem de James Bond.
A editora desafiou o autor e ator Charlie Higson, já responsável pelos livros da série Young Bond, a escrever o novo thriller, que terá um nome em tudo semelhante ao anterior: On Is Majesty’s Secret Service”. Apenas muda o pronome, um pormenor que apenas é forte em inglês.
Coroação de Carlos III em risco
Ao Serviço de Sua Majestade será publicado no Reino Unido a 4 de maio, apenas dois dias antes da cerimónia de coroação de Carlos III. De acordo com a revista Variety, James Bond tem por missão para impedir uma tentativa de perturbar a coroação pelo rico e autointitulado Athelstan de Wessex. Bond deve desmantelar os seus planos desonestos e derrotar a sua equipa privada de mercenários contratados.
A diretora executiva das Publicações Ian Fleming, Corinne Turner, disse: “A coroação do Rei Carlos III é uma ocasião memorável para o país. Perguntámo-nos como é que nós, nas Publicações Ian Fleming, poderíamos celebrá-la, e a resposta parecia óbvia. O “On Her Majesty’s Secret Service” de Ian Fleming foi publicado pela primeira vez a 1 de abril de 1963. Que melhor forma, 60 anos depois, de assinalar este novo capítulo da história do que com uma história completamente nova: ‘On His Majesty’s Secret Service’? Partilhámos os nossos pensamentos com Charlie, e ele ficou encantado por aceitar o desafio de escrever uma aventura Bond a tempo de ser publicada em maio”.
Já o autor afirma ter tido um misto de emoções: “Quando a editora me veio com a ideia de escrever uma história de Bond para adultos há pouco mais de um mês, fiquei entusiasmado – até me aperceber que tinha de estar pronto para a coroação em maio. Escrevê-la e apresentá-la num espaço de tempo tão curto ia ser tão tenso e angustiante como qualquer missão Bond. Embora, é claro, ninguém estaria realmente a disparar contra mim”.
Charlie Higson escreveu os primeiros cinco livros da série Young Bond, criando as histórias que explicaram alguns dos gostos, tiques e truques imaginados por Ian Fleming quando criou a personagem James Bond.
“Afastei-me deliberadamente de tudo o que foi feito na era pós-Fleming. Meus livros foram projetados para se encaixarem naquilo que Fleming escreveu e mais nada. Eu também não queria ser influenciado pelos outros livros … por enquanto minha bíblia é Fleming”, afirmou na altura Charlie Higson.
É por isso de esperar que este “On Is Majesty’s Secret Service” seja uma homenagem à escrita de Ian Fleming.
Outros artigos interessantes: