Levou algum tempo até que a Apple decidisse aumentar a resolução do sensor principal do iPhone, e, provavelmente, essa característica não sofrerá mudanças drásticas em breve. No entanto, outros aprimoramentos estão a caminho e, conforme boatos recentes, a câmara principal do iPhone 15 Ultra será bem mais avançada do que o sensor de 48 MP do iPhone 14 Pro Max.
A palavra do momento é que o iPhone 15 Pro Max, que pode ser chamado de iPhone 15 Ultra, contará com um sensor Sony completamente novo na câmara principal. O iPhone 14 Pro Max possui o sensor Sony IMX803 de 48 MP, enquanto o iPhone 15 Ultra deverá ter o sensor IMX903.
Segundo informações, um dos pontos-chave de diferenciação entre os dois sensores é que a câmara do iPhone 14 Pro Max tem 1/1,28 polegadas, enquanto o IMX903 é um sensor de 1/1,14 polegadas. Sensores maiores são teoricamente melhores, ao conseguirem capturar mais luz e detalhes.
Embora um sensor de 1/1,14 polegadas não seja exatamente igual a um sensor de 1″ polegada, Ice Universe sugere que o resultado será quase tão bom. Segundo informações divulgadas em novembro, o IMX903 também poderá ter o dobro do nível de saturação de sinal, o que ajudaria a reduzir o ruído e melhorar a gama dinâmica.
Recentemente, alguns smartphones Android chineses com sensores de 1″ polegada mostraram-se adversários à altura dos melhores dispositivos com câmaras que se baseiam em sensores de alta resolução e fotografia computacional. Um sensor principal maior poderá ajudar a Apple a destacar-se ainda mais da concorrência.
É bastante provável que o iPhone 15 Ultra também tenha uma nova câmara periscópio com zoom óptico de até 6x. O iPhone 15 Pro, provavelmente, manterá a câmara telefoto de 3x do iPhone 14 Pro Max.
Existem rumores contraditórios sobre as mudanças no design do iPhone 15 Pro, mas as informações sobre as câmaras parecem mais confiáveis. Os modelos de topo também deverão receber um novo chipset de 3 nm e todas as versões terão o Dynamic Island e as portas USB-C. A expectativa é que a nova série seja apresentada em setembro.
Outros artigos interessantes: