Durante muitos anos, o sistema de cobrança do Google na sua plataforma Android permaneceu inalterado. No entanto, isso pode mudar em breve para os utilizadores no Reino Unido, após uma investigação da Autoridade de Concorrência e Mercados do Reino Unido (CMA) questionar o atual sistema de pagamentos do Google.
Em resposta, o Google ofereceu aos desenvolvedores de aplicativos do Reino Unido a opção de utilizar sistemas de pagamento alternativos de terceiros. Essa mudança deve ser semelhante ao acordo entre o Google e a plataforma de streaming Spotify, que permite aos utilizadores pagar as suas assinaturas diretamente pelo aplicativo do Spotify.
A CMA está a analisar a proposta apresentada pelo Google e a considerar o feedback e a consulta sobre o assunto. Segundo o Google:
“Agradecemos a abordagem ponderada da CMA e o diálogo construtivo que tivemos durante todo o processo. Como sempre, continuaremos a ouvir o feedback e a investir para ajudar os desenvolvedores a prosperar no Google Play. A CMA considerará o feedback da consulta antes de decidir tornar os compromissos legalmente vinculativos.”
Caso a proposta seja legalmente implementada, os desenvolvedores de aplicativos poderão fornecer sistemas de pagamento alternativos aos utilizadores, como “cobrança apenas para desenvolvedores” ou “cobrança por escolha do utilizador”, por exemplo.
O Google ainda poderá cobrar taxas de serviço dos desenvolvedores, que serão reduzidas em 3% se um desenvolvedor optar por não oferecer a cobrança do Google Play, por exemplo. Se um cliente escolher um método de pagamento alternativo, a taxa de serviço diminui em 4%.
A CMA continuará a analisar a proposta do Google e o feedback de terceiros até 19 de maio.
Novidade: a aplicação do Techenet para Android já está disponível! Experimenta aqui
Outros artigos interessantes: