Sabes aquela sensação de frustração quando uma app que funcionava perfeitamente há alguns meses, começa a encerrar inesperadamente sempre que tentas utilizá-la? Pois é, ninguém gosta disso.
Muitas vezes, os desenvolvedores da app já corrigiram o problema numa versão mais recente, mas a maioria das pessoas tende a reiniciar o telemóvel primeiro, em vez de verificar se existe uma versão mais estável disponível na loja de aplicações onde o problema possa ter sido resolvido.
Reiniciar o telemóvel até pode resolver o problema, mas nem sempre é a solução. Felizmente, a Google criou uma funcionalidade chamada Alertas de Atualização Automática que facilita esse processo.
Segundo o blog de desenvolvedores Android da Google, a funcionalidade Alertas de Atualização Automática permite que os smartphones Android informem os utilizadores sobre a necessidade de atualizar uma app com problemas, caso o Google Play identifique uma versão mais recente e estável disponível. A funcionalidade é compatível com telemóveis e tablets com Android 7.0 ou superior, o que significa que até dispositivos mais antigos, como o primeiro smartphone Pixel, podem tirar proveito desta novidade.
Se decidires atualizar a app para uma versão mais estável, basta clicares no botão “Atualizar” no canto inferior direito da mensagem. Obviamente, podes optar por não atualizar a app, conforme mostrado na imagem. A mensagem diz que a atualização pode resolver o problema, mas não garante que o fará.
Segundo a Google, essa nova funcionalidade ajudará os utilizadores a manterem as suas apps atualizadas com as melhores versões disponíveis e, assim, ajudará os desenvolvedores a proporcionarem uma melhor experiência aos utilizadores. Ainda assim, é sempre recomendável ativar as atualizações automáticas para garantir que as tuas apps estejam sempre em dia.
Novidade: a aplicação do Techenet para Android já está disponível! Experimenta aqui
Outros artigos interessantes: