Você já fez alguma compra por impulso? Como quando vê uma promoção imperdível e acaba consumindo mesmo sem a necessidade, apenas para não perder aquele benefício?

Isso é mais comum do que se imagina, de forma que diariamente milhares de compras são realizadas por esse motivo em todo o mercado.
Esse tipo de consumo ocorre por conta de dois fatores, sendo eles a emoção do cliente conciliada com um gatilho mental eficiente. Em outras palavras, apelamos para o emocional para convencer o consumidor de forma mais eficaz!
Os Gatilhos Mentais estão espalhados por todos os lugares, como anúncios de últimas peças, cronômetros que marcam o fim de uma promoção, ou até mesmo a indicação de uma referência no mercado.
No texto de hoje vamos te mostrar os principais gatilhos mentais que sua empresa precisa conhecer para convencer os clientes. Boa leitura!
Um resumo sobre Gatilhos Mentais
A forma mais simples e completa de definir um gatilho mental é dizer que ele é uma maneira efetiva de evocar emoções nos clientes, a fim de convencê-los a consumir.
Poucas empresas sabem, mas mais de 90% das decisões de compra dos consumidores são tomadas com base nas emoções e não na razão. Isso faz com que tenhamos uma grande oportunidade ao conseguir direcionar esses sentimentos para onde queremos!
Com os gatilhos mentais, somos capazes de persuadir o público de forma a fazer surgir emoções específicas, como sentimento de urgência, que os levam a comprar mais rápido.
São dois os tipos de gatilhos que podemos criar nos clientes.
O primeiro deles são os gatilhos internos, os quais têm relação com o resgate de um sentimento ou memória anterior desse consumidor.
Como exemplo, podemos citar empresas que usam a estratégia dos influenciadores digitais. Ao conectar sua marca a um grande nome do mercado, é possível conferir autoridade ao seu produto ou serviço por meio de uma memória dos clientes, que confiam naquela figura.
Os gatilhos externos, por outro lado, focam no momento e são impulsionados pelo medo de perder uma oportunidade.
Exemplos muito comuns para esse tipo são promoções de últimas peças, ou tempo limite para compra, o que leva os consumidores a adquirirem o produto ou serviço em um impulso.
Agora que sabemos o básico, podemos dar continuidade e entender alguns dos principais caminhos para evocar essas emoções.
3 Gatilhos essenciais para a sua empresa
Abaixo vamos trazer 3 dos principais gatilhos mentais que você pode encontrar no mercado e aplicar em sua empresa.
Mas esses não são todos! Se quiser saber mais sobre o assunto, basta acessar o texto que selecionamos para você clicando aqui!
- Reciprocidade
O ser humano tem uma tendência natural em retribuir favores, o que nos beneficia muito quando falamos em convencê-los a comprar.
O gatilho de reciprocidade se resume em oferecer algo gratuito para o consumidor e, em troca, receber algo dele também.
Um exemplo muito comum desse tipo de estratégia aparece em empresas de streaming. Promoções de 30 dias grátis, por exemplo, são ótimas para convencer os clientes a assinarem pelos meses seguintes como um “retribuição” inconsciente do benefício que ganharam!
- Exclusividade
O gatilho de exclusividade é aquele que faz o cliente se sentir especial e único, oferecendo produtos, serviços ou experiências por um tempo limitado, ou por valores que o tornam restritos a uma pequena parcela do mercado.
O exemplo mais simples para pensarmos nessa aplicação são as marcas de luxo, que baseiam toda sua comunicação na exclusividade.
Mas promoções temporárias mais simples, como produtos temáticos da Copa do Mundo, por exemplo, também entram nessa categoria já que em breve não estarão mais disponíveis.
- Urgência
A urgência talvez seja o gatilho mental mais tradicional de todos, afinal é mais do que comum ver anúncios de últimas chances para consumir.
Campanhas com tempo limitado, últimas peças e promoções relâmpago são apenas alguns exemplos de como aplicar a urgência.
A ideia aqui é fazer com que o cliente se sinta convencido a comprar pelo medo de perder a oportunidade, tornando esse impulso o melhor amigo das empresas!
Conclusão
Conhecer os gatilhos mentais é essencial para saber como se comunicar com os sentimentos dos clientes.
E agora que já conseguiu entender o básico sobre o assunto, se aprofunde no tema e comece a garantir mais vendas com a ajuda dessa estratégia!
Outros artigos interessantes: