Durante o último mês tive a oportunidade de utilizar o teclado mecânico Epomaker EK68 e a experiência foi muito melhor do que o poderia esperar. Este tipo de teclado tem-se tornado cada vez mais popular entre o mais variado tipo de utilizador, sendo perfeito não só para gaming, mas também para aumentar consideravelmente o nível de produtividade.
O universo dos teclados mecânicos é muito mais vasto do que a maioria dos utilizadores pensa, sendo até mesmo um hobby para muitos, e acredita… não é nada barato! Exatamente por ter perfeita noção disso mesmo, a qualidade e experiência oferecida por este teclado apanhou-me de surpresa. Teclados mecânicos de topo, especialmente os “personalizados” podem custar facilmente 200 ou 300 euros, ou até mais. Neste caso, o Epomaker EK68 podem aterrar na mesa do teu setup por apenas 80 euros!
Design compacto perfeito para qualquer setup
Com um formato 65%, o Epomaker EK68 consegue ser extremamente compacto e muito leve, tendo um total de 66 teclas e um peso de apenas 0,8kg. Este tipo de formato significa que o seu comprimento é exatamente 65% de um teclado tradicional, tendo ainda um botão de volume muito útil. Apesar de ser um teclado mecânico muito compacto, não vais precisar de te preocupar com limitações de conectividade.
O teclado coloca à disposição três formas de ligação com os teus dispositivos:
- Bluetooth 5.0 (até 3 dispositivos em memória)
- 2.4GHz (dongle)
- Por cabo (USB-C)
Vais conseguir alternar entre os vários modos de ligação através de um botão posicionado na traseira, onde vais ainda encontrar um compartimento para guardar a dongle 2.4GHz e um botão para alternar entre modo Windows e Mac. Neste design compacto colocaram ainda uma generosa bateria de 3,000mAh, que pela minha experiência consegue durar entre duas a três semanas, com pelo menos 10 horas de utilização diária.
Emparelhar o Epomaker EK68 é muito fácil
Se vais comprar este teclado e és uma daquelas pessoas que nem sequer olha para os manuais, ficas já a saber como podes emparelhar o Epomaker EK68 com os teus dispositivos. Com o modo Bluetooth ativo vais precisar de utilizar a tecla Fn+Q/W/E para alternar entre os três dispositivos memorizados.
Para emparelhar pela primeira vez basta pressionar a posição desejada durante alguns segundos para ativar o modo de emparelhamento. Vais saber que está ativo assim que a luz na tecla começar a piscar azul rapidamente. Para utilizar o dongle 2.4GHz em princípio não vais precisar de fazer nada, mas se se por algum motivo não fizer a passagem automaticamente, basta clicares na combinação Fn+R.
Como aceder a teclas que não existem no Epomaker EK68
Como já deves ter percebido pelo número de teclas disponíveis (e fotos em cima), por ter um formato 65% este teclado não tem presente um NumPad e as teclas “F” que habitualmente estão no topo dos teclados. Mas isso não significa que perdes acesso às suas funcionalidades. Para o fazeres basta carregares na tecla Fn e o número correspondente: Fn+1 = F1.
A tecla Fn é ainda muito importante para poderes controlar as luzes RGB do teclado, onde vais poder navegar pelos vários modos disponíveis (ou desativar as luzes), aumentar/reduzir a velocidade das animações e também controlar o seu brilho.
Queres “escrever nas nuvens”? Compra um Epomaker EK68!
Após longas horas de vídeos no YouTube sobre o mundo alternativo do “modding” de teclados mecânicos, fiquei fascinado com os resultados que se podem obter, com lubrificação de switches, estabilizadores personalizados, juntas de silicone, camadas de espuma, etc. Os resultados sonoros e (assumidamente) de sensação de escrita são simplesmente incríveis.
Certamente que nunca esperava que um teclado de apenas 80 euros conseguisse alcançar um desempenho tão bom. Assim que comecei a escrever as primeiras palavras no Epomaker EK68 foi a surpresa total. Toda a experiência foi muito acima das expetativas, com um som extremamente agradável e discreto, sensação tátil no ponto e teclas com um perfil extremamente confortável.
Vou esperar até ao dia que me provem errado, mas para já não tenho receio em afirmar que este é muito provavelmente o melhor teclado mecânico que podes comprar a este preço. Por apenas 80 euros, duvido que consigas encontrar melhor.
Personalização não será um problema
Se por algum motivo não te deres bem com os switches incluídos ou até mesmo as keycaps, não te preocupes, porque chega com um circuito impresso hot swappable, compatível com switches de 3 e 5 pinos. Por isso, para serem substituídos vais apenas precisar de utilizar a ferramenta incluída na caixa para os remover, e colocares os teus switches favoritos.
O teclado é compatível com a esmagadora maioria dos switches de várias fabricantes, como por exemplo Cherry, Gateron, Otemu, Kailh, etc.
Conclusões finais
Como já deves ter percebido, fiquei fã do Epomaker EK68 desde o momento em que chegou ao meu setup, e muito provavelmente irá continuar a ser o meu teclado diário durante os próximos tempos. Desde a qualidade de construção, experiência de utilização e durabilidade da sua bateria, não tenho nada por onde apontar o dedo…
A Epomaker tem uma grande variedade de teclados mecânicos disponíveis no seu site, variando o seu formato, design e também vários kits DIY e acessórios. Por isso, dificilmente não irás encontrar o que procuras.
Outros artigos interessantes: