No que toca às políticas de verificação do Twitter, Elon Musk, bilionário e empreendedor, decidiu apoiar algumas das suas personalidades favoritas, como o aclamado escritor americano Stephen King e o ícone do basquetebol LeBron James.
O CEO da Tesla e da SpaceX assumiu pessoalmente o custo dos “selos azuis” no Twitter para essas celebridades, isto numa altura em que a rede social tem removido esses selos de verificação de várias personalidades conhecidas, incluindo Bill Gates, o astro de Bollywood Shah Rukh Khan e também o nosso bem conhecido Cristiano Ronaldo.
Elon Musk paga para verificação de celebridades no Twitter e já começou a polémica
A nova política do Twitter estipula que os utilizadores precisam subscrever o serviço pago Twitter Blue para obterem o selo de verificação azul. No entanto, parece que algumas celebridades estão a ser isentas desta regra. Recentemente, Stephen King mencionou no Twitter que não subscreveu o Twitter Blue, mas mesmo assim tem um “selo azul” no seu perfil. Musk respondeu ao tweet, dizendo “De nada, namaste.”
LeBron James, que já tinha afirmado não querer pagar pela verificação, também recebeu uma subscrição gratuita ao Twitter Blue. O seu assessor de imprensa confirmou que o jogador não pagou pela verificação, mas mesmo assim, o seu perfil no Twitter mantém o selo azul, indicando que está verificado.
Este acontecimento levanta questões sobre as políticas de verificação do Twitter e se as celebridades estão a receber tratamento preferencial. Alguns utilizadores criticam a plataforma por criar um sistema de dois níveis em que os utilizadores comuns têm que pagar pela verificação, enquanto as celebridades a recebem gratuitamente.
A situação destaca a importância da transparência nas políticas e aplicação das regras nas plataformas de redes sociais. O Twitter precisa de abordar estas preocupações e esclarecer as suas políticas relativas à verificação para todos os utilizadores.
Outros artigos interessantes: