Elon Musk, o famoso CEO da Tesla e SpaceX, anunciou a sua intenção de lançar um projeto inovador de inteligência artificial, denominado “TruthGPT”. O objetivo desse programa é criar uma IA que se concentre no entendimento da natureza do universo, o que, segundo Musk, impediria a IA de tornar-se incontrolável e ameaçadora à humanidade.
O anúncio do TruthGPT surge após Musk e um grupo de especialistas em IA pedirem uma pausa de seis meses no desenvolvimento de sistemas mais potentes do que o recém-lançado GPT-4 da OpenAI, alegando potenciais riscos para a sociedade. Essa atitude realça as preocupações de Musk acerca dos perigos da IA e da necessidade de uma regulação e supervisão cuidadosas no desenvolvimento dessa tecnologia.
As críticas de Musk à OpenAI, a quem acusa de treinar IA para mentir, ocorrem num momento em que a empresa passou a ter fins lucrativos e aliou-se estreitamente à Microsoft. A decisão de Musk de lançar a sua própria empresa de IA, a X.AI, visa desafiar as atuais ofertas de IA do Google, Microsoft e OpenAI, as quais ele alega não estarem focadas na busca máxima da verdade.
A abordagem inovadora de uma IA voltada à busca máxima da verdade poderia enfrentar os possíveis perigos das IAs avançadas. O enfoque de Musk em compreender o universo pode ser um fator crucial para evitar que a IA se torne uma ameaça à humanidade.
Anteriormente, foi divulgado que Musk encomendou 100.000 GPUs para desenvolvimento de IA no centro de dados do Twitter. A decisão de criar uma empresa para promover a IA na era do ChatGPT e a suposta contratação de pesquisadores de IA do Google para lançar uma startup rival da OpenAI demonstram o compromisso de Musk em perseguir a sua visão de um cenário de IA mais seguro.
Novidade: a aplicação do Techenet para Android já está disponível! Experimenta aqui
Outros artigos interessantes: