Ed Sheeran tocou e cantou perante o Tribunal Federal de Manhattan, no decorrer do julgamento em que é acusado de plagiar uma música de 1973.
Em causa estão as parecenças entre a canção de Ed Sheeran “Thinking Out Loud”, de 2014, vencedora de um Emmy, e o clássico “Let’s Get It On”, popularizada por Marvin Gaye em 1973.
Os herdeiros do co-autor de “Let’s Get It On”, Ed Townsend, exigem parte dos proventos ganhos pelo cantor com o tema, alegando que Ed Sheeran retirou o ritmo, a progressão de acordes e outros elementos da canção de 1973.
Ouve Ed Sheeran tocar “Thinking Out Loud”
Ouve Marvin Gaye cantar “Let’s Get It On”
Um pequeno concerto para os jurados
Perante o tribunal, Ed Sheeran tocou e cantou partes das duas músicas para provar que não plagiou a canção de Marvin Gaye.
Enquanto testemunhava no tribunal federal de Manhattan, o músico cantou brevemente o que disse serem as palavras originais da canção, “I’m singing out now”. Sheeran também tocou na sua guitarra a progressão básica dos acordes de “Thinking Out Loud”, tentando provar as diferenças
Canções nascem num dia
De acordo com a ABC News, Sheeran testemunhou na quinta-feira que escreve a maior parte das suas canções num dia, afirmando, sob interrogatório da sua advogada, Ilene Farkas, que não se lembrou de “Let’s Get It On” quando compôs “Thinking Out Loud”, como alegado pelos herdeiros de Townsend.
Sheeran co-escreveu “Thinking Out Loud” e uma série de outras canções com a cantora e compositora Amy Wadge.
“Sentávamo-nos guitarra com guitarra”, disse Sheeran ao tribunal. “Escrevemos juntos muitas vezes”.
“Thinking Out Loud” inspirado no amor em idade avançada
Sheeran e Wadge escreveram “Thinking Out Loud” em fevereiro de 2014 na casa de Sheeran, testemunhou. O seu avô tinha acabado de morrer e a sua avó estava com cancro, e Wadge também tinha familiares doentes. Sheeran disse que o amor numa idade avançada inspirou a canção.
Em tribunal, afirmou lembrar-se de sair do duche e ouvir Wadge noutra parte da casa a dedilhar acordes: “Lembro-me de pensar que temos de fazer algo com isso”, disse Sheeran ao tribunal, citado pela estação televisiva. Sheeran disse que “não demorou muito tempo” a escrever.
Ed Sheeran continua o seu testemunho perante o Tribunal Federal de Manhattan na segunda-feira. O cantou já ganhou um caso de plágio em 2022.
Outros artigos interessantes: