A DJI revelou o seu mais recente drone topo de gama para o mercado de consumo, o Mavic 3 Pro. A grande novidade deste modelo é o pioneiro sistema de câmara tripla.
Câmara do DJI Mavic 3 Pro
O sistema de câmara tripla do DJI Mavic 3 Pro inclui a já conhecida câmara Hasselblad Micro Four Thirds de 24mm do Mavic 3 regular, mas adiciona também novas câmaras de médio telefoto e telefoto melhorada, com distâncias focais de 70mm e 166mm.
Tal como o Mavic 3 regular, a câmara principal utiliza um sensor CMOS de 20MP, com uma lente equivalente a 24mm e uma gama de abertura de f/2.8-11. A câmara tem um alcance dinâmico de 12,8 stops e destaca-se pela correção de cor imediata, evitando que os utilizadores percam tempo com configurações ou pós-processamento.
A câmara principal pode filmar vídeo ProRes até 5.1K (5120 x 2700) e capturar imagens RAW de 12 bits. Simultaneamente, o drone consegue gravar vídeo DCI 4K e 4K a até 60 fps para reprodução em velocidade normal e a 120 fps para reprodução em câmara lenta.
Sensores secundários
Há também uma nova câmara de médio telefoto que suporta zoom ótico de 3x e utiliza um sensor de imagem CMOS Type 1 (1/1.3-inch). Esta câmara consegue capturar vídeo 4K a até 60 fps e imagens de 12 a 48 megapixels. Importa salientar que esta câmara suporta também a nova configuração de cor D-Log M.
Se te recordas, a câmara telefoto do Mavic 3 tinha uma lente equivalente a 162mm com abertura f/4.4. A nova câmara telefoto de 166mm no Pro tem uma taxa de fotogramas de vídeo melhorada e uma abertura mais rápida, f/3.4.
O Mavic 3 Pro capta vídeo 4K/60p, em comparação com os até 50fps 4K do Mavic 3. Contudo, ambos os drones continuam a suportar captura de imagens de 12MP e zoom digital de até 28x.
A empresa adicionou um armazenamento interno de 1TB, algo lógico, considerando que maior qualidade implica maior espaço necessário.
Retomando um dos maiores destaques deste drone, a nova opção de cor 10-bit D-Log M permite capturar um bilhão de cores. A DJI afirma que a câmara “proporciona gradações de cor naturais com detalhes subtis, mesmo em cenários de alto contraste, como amanhecer e pôr do sol”.
Além disso, o D-Log M facilita a classificação de cores, resultando numa abordagem mais eficiente e simples no pós-processamento.
Autonomia e outras características
Embora a câmara seja a característica principal do DJI Mavic 3 Pro, a bateria também merece destaque. Desta vez, o drone oferece até 43 minutos de autonomia de voo. Além disso, possui deteção de obstáculos omnidirecional e um Sistema Avançado de Assistência ao Piloto (5.0). Graças aos oito sensores de visão de ângulo largo e ao potente motor de visão computacional, garante um voo seguro.
O DJI Mavic 3 Pro é fácil de usar tanto para principiantes como para entusiastas experientes de drones, graças a um conjunto de configurações inteligentes. Os utilizadores das câmaras de médio telefoto e Hasselblad podem selecionar e seguir automaticamente um objeto em várias direções através do FocusTrack. Com um simples deslizar de dedo, é possível ativar o MasterShots, permitindo que o drone capture, edite e melhore vídeos cinematográficos com bandas sonoras de forma automática.
O Mavic 3 Pro suporta Wi-Fi 6 para enviar vídeos e ficheiros de imagem a uma velocidade de até 80MB por segundo para um smartphone conectado. Além disso, é possível pré-visualizar o vídeo do Mavic 3 Pro sem necessidade de transferi-lo. Na aplicação LightCut, também é possível editar vídeos usando o modo One-Tap Edit com inteligência artificial.
Preço e disponibilidade
Em termos de preço, o Mavic 3 Pro é um pouco mais caro do que o Mavic 3, cujo preço inicial é de $2,049. O DJI RC e o Mavic 3 Pro juntos custam $2,199, enquanto o pacote Fly More tem um preço de $2,999. Este último inclui o DJI RC, três baterias de voo inteligentes, um hub de carregamento, uma mala de transporte e um par de filtros ND.
Com o comando remoto premium DJI RC Pro (aquele com ecrã), o conjunto tem um custo de $3,889, e com o Mavic 3 Pro Cine Premium Combo (com os acessórios mencionados) o preço sobe para $4,799. As encomendas já estão abertas e as entregas começarão em maio.
Outros artigos interessantes: