Tem-se verificado que contas de celebridades já falecidas estão a receber o selo de verificação no Twitter. Segundo os relatórios disponíveis, várias destas contas receberam o peculiar selo azul. A descoberta é surpreendente, especialmente depois de o Twitter, apoiado por Elon Musk, ter retirado a verificação da maioria das contas de celebridades.
Atualmente, celebridades, meios de comunicação, influenciadores e outros indivíduos que antes tinham contas verificadas são agora utilizadores regulares. O selo azul está apenas disponível para os assinantes do Twitter Blue. Mas o que se passa com as contas em questão?
Detalhes sobre a verificação das contas de celebridades falecidas no Twitter
As contas em análise incluem as de Kobe Bryant, Norm Macdonald, Anthony Bourdain, Chadwick Boseman e Michael Jackson, entre outros. Nas últimas semanas, inúmeras contas verificadas perderam os seus selos, incluindo as de várias celebridades já falecidas. Contudo, por razões ainda desconhecidas, o Twitter de Elon Musk devolveu os selos de verificação a essas contas.
Algumas das contas analisadas estão inativas desde o falecimento dos respetivos titulares, como é o caso da conta de Anthony Bourdain, que permanece inativa desde a morte do chef em 2018.
O problema aqui não é apenas o facto de as contas de celebridades falecidas terem recuperado os selos de verificação, mas também que tal ação pode ser considerada desrespeitosa. A Lei de Proteção à Publicidade Póstuma da Califórnia protege os falecidos de serem usados como meio de publicidade sem o consentimento dos parentes sobreviventes.
É improvável que os administradores dessas contas tenham pago pelo plano de assinatura do Twitter Blue, o que levanta dúvidas sobre a legitimidade da verificação. Portanto, é possível que o Twitter esteja a utilizar as contas de celebridades falecidas como uma estratégia de marketing para atrair mais assinantes.
Atualmente, o Twitter conta com mais de 450 milhões de utilizadores, mas, segundo relatos, menos de 600.000 contas pagaram a mensalidade de 8 dólares para obter o selo de verificação. Será que a verificação das contas de celebridades falecidas é uma estratégia de marketing de Elon Musk e da sua equipa?
Outros artigos interessantes: