Presença na internet é essencial, mas há outras formas de conquistar mais espaço para a sua empresa
Um dos principais desafios enfrentados por donos de empresas de todos os setores é conquistar visibilidade. A internet possibilita divulgar seus serviços mais facilmente, além de oferecer a possibilidade de vendas em uma plataforma de e-commerce. Mas como se destacar da concorrência? Confira as dicas!
Apostar no público certo
O primeiro passo para aumentar sua visibilidade é entender que atirar para todos os lados não é certo. Você precisa entender quem são as pessoas que se identificam e compram da sua empresa. Inclusive, vale traçar um perfil bem detalhado delas.
Sabendo disso, você começa a pensar em estratégias específicas para esse público. Inclusive, isso pode ser explicado com um exemplo bem simples: se você vende produtos para uma alimentação saudável, o foco deve ser quem já leva ou tem interesse em se alimentar melhor.
Investir em iniciativas sociais
As iniciativas sociais também dão visibilidade aos negócios. Você acredita que pode ajudar um projeto social? Vale verificar se existem opções na sua cidade que ajudam na redução de impostos pagos pela empresa. Além disso, outra ideia é se envolver em projetos em datas específicas.
Uma empresa de chocolates pode se comprometer, no período da Páscoa, em destinar parte do lucro arrecadado para ajudar crianças carentes a vivenciarem a magia desse feriado. Também vale se unir com escolas e projetos locais para fazer algo que ajude os adolescentes na busca pelo primeiro emprego, por exemplo.
Produzir conteúdo online
Essa dica também não é novidade, afinal, quem não está na internet praticamente não existe. No entanto, é válido pensar em produzir conteúdo que vá além do famoso “compre meu produto/serviço”. Para isso, ter um site vinculado ao e-commerce pode ser bastante útil.
Enquanto no e-commerce estão os produtos, o blog pode falar de assuntos relacionados a eles. Quem vende ar-condicionado, por exemplo, pode ter um espaço para falar de ambientes climatizados e cuidados com a casa no verão. Algumas pessoas vão chegar até a empresa pelo blog e podem acabar se direcionando ao e-commerce.
Usar as redes sociais com sabedoria
As redes sociais são uma forma de conquistar novos clientes e, consequentemente, ganhar visibilidade. Hoje todas as empresas deveriam ter perfis nas redes que estão em alta — mas calma, no caso do TikTok não precisa fazer dancinha para vender e atrair a atenção.
O truque está na forma como o conteúdo é apresentado, sendo o mais autêntico possível, e, assim como na produção de conteúdo, fugir da ideia de empurrar o produto/serviço a qualquer custo. A rede social da empresa tem como base os valores dela e visa criar identificação.
Trabalhar o tráfego orgânico (SEO) e o pago
O tráfego orgânico e o tráfego pago são indicados para quem deseja ser visto. No caso dos anúncios online, o Google Ads é o melhor aliado. Isso faz com que seu site seja indicado para as pessoas, conforme as buscas que elas fazem na internet.
No entanto, foque também na estratégia gratuita, no caso, o SEO. Escolha palavras-chave certas e coloque não apenas nos conteúdos, mas no e-commerce. Inclusive, neste último, opte por boas imagens do que você vende e descreva detalhadamente o produto, mas com linguagem simples.
Fazer boas parcerias
A ideia é trabalhar com parcerias estratégicas nas quais todos os envolvidos saem ganhando. Editoras de livros selecionam pessoas que gostam de ler e fazem resenhas e avaliações de suas leituras, a parceria é feita com o envio do livro e a troca é o retorno e a divulgação.
Já uma loja de doces pode se juntar com padarias e restaurantes para expor suas guloseimas mais famosas e ter um ponto a mais de venda. O objetivo, em ambos os casos, é que as duas partes consigam mais visibilidade. Então, vale pensar em parcerias que se adaptam ao seu negócio.
Outros artigos interessantes: