Um relatório publicado no Wall Street Journal por Nicole Nguyen e Joanna Stern chama a atenção para como ladrões podem utilizar a opção de chave de recuperação de segurança da Apple para bloquear permanentemente os utilizadores das suas contas do Apple ID.
O aumento de casos onde ladrões observam a senha do iPhone em público e roubam o dispositivo para ter acesso amplo ao aparelho e ao seu conteúdo, incluindo aplicativos financeiros, foi revelado em fevereiro. Todas as vítimas entrevistadas disseram que os seus iPhones foram roubados enquanto estavam em bares e outros locais públicos à noite.
Com o conhecimento da senha do iPhone, um ladrão pode facilmente redefinir a senha do Apple ID da vítima no aplicativo de configurações, mesmo com Face ID ou Touch ID ativados. Em seguida, o ladrão pode desativar o “Buscar iPhone” no dispositivo, impedindo que o proprietário rastreie a sua localização ou apague remotamente o aparelho via iCloud.
O relatório destaca ainda um passo adicional que os ladrões podem tomar: usar o dispositivo roubado para definir ou redefinir uma chave de recuperação, um código de 28 caracteres gerado aleatoriamente que é necessário para recuperar o acesso ao Apple ID quando ativado.
“Sem a chave de recuperação, a política da Apple praticamente não permite aos utilizadores voltarem a ter acesso às suas contas”, afirma o relatório. Com acesso irrestrito a um iPhone roubado, à senha do dispositivo e à senha do Apple ID, os ladrões podem roubar dinheiro através do Apple Pay e, possivelmente, de outros aplicativos bancários, visualizar informações confidenciais como fotos e e-mails, entre outros.
O site da Apple adverte que perder o acesso aos dispositivos confiáveis e à chave de recuperação pode originar um bloqueio permanente da conta. No entanto, neste cenário, a observação das senhas do iPhone pelos ladrões antes de roubar os dispositivos significa que as vítimas só precisam perder o dispositivo para correr o risco de serem bloqueadas permanentemente. O relatório serve como um lembrete importante para proteger a senha do iPhone em público.
Novidade: a aplicação do Techenet para Android já está disponível! Experimenta aqui
Outros artigos interessantes: