Vinte e quatro por cento das espécies de mamíferos existentes em Portugal estão ameaçadas, de acordo com o Livro Vermelho dos Mamíferos em Portugal que agora foi apresentado.
Para os investigadores, entre os mamíferos mais ameaçados estão alguns roedores e morcegos. Outras espécies, como a Cabra Montês, apesar de estarem atualmente em risco, têm boas perspetivas para o futuro. Mas o cenário traçado pelo Livro Vermelho é preocupante.
Na apresentação do estudo foi afirmado que salvo os mamíferos que têm casco (ungulados) todos as espécies de mamíferos em Portugal estão em declínio, com espécies que correm o risco de se extinguirem.
O Livro Vermelho dos Mamíferos de Portugal Continental
“há um agravamento considerável do estado de conservação das espécies”, afirmou António Mira, da Universidade de Évora, para quem há mesmo o risco de extinção em uma década em algumas das espécies de mamíferos. “E os pequenos mamíferos são o alimento dos maiores carnívoros. Um terço das espécies estão com estatuto de ameaçada ou quase”, avisou, de acordo com a SIC.
Outros artigos interessantes: